sábado, 11 de setembro de 2010

 New York Times vai acabar versão impressa

Deu no JB Online - WASHINGTON - O presidente do Conselho de Administração da The New York Times Company e publisher do jornal The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., admitiu em público, pela primeira vez, que o futuro de um dos mais influentes jornais do mundo, fundado em 1851, será com a publicação de notícias e imagens exclusivamente em plataformas digitais. Em conferência realizada esta semana, em Londres, Sulzberger Jr. deixou claro que o fim das edições em papel é uma tendência irreversível.

A mudança do impresso para o digital é um tema muito debatido na atualidade na mídia mundial. O JB, em atitude pioneira, já é 100% digital desde o dia 1º deste mês (leia a íntegra no JB Digital).

– É certo que vamos parar de imprimir o New York Times em algum momento, em data a ser definida – afirmou Sulzberger Jr., segundo notícia publicada no site do New York Observer – Daily Transor, sob o título "Arthur Sulzberger Jr. admite o inevitável".
O executivo deixou claro que já se pensa em como deverá ser desenvolvida a próxima etapa do informativo na web, onde já mantém um site.

– Os leitores poderão ler artigos gratuitamente, mas o volume maior de conteúdo será pago – adiantou Sulzberger Jr, que não quis prever quando espera ver o jornal exclusivamente na internet, segundo texto divulgado no site do Business Insider, intitulado "Sulzberger admite: `Vamos parar a impressão do New York Times no futuro'”.

Segundo o site Business Insider, o NYT gasta US$ 200 milhões/ano com a redação. A geração de receita online seria de US$ 150 milhões/ano. Sulzberger Jr. disse que o modelo da futura operação “está evoluindo”, e confirmou que o New York Times e o Google trabalham juntos numa ferramenta batizada como Primeiro Clique Livre, que servirá como degustação para leitores que, em seguida, poderão tornar-se assinantes do jornal digital. O The New York Observer escreve também que o NYT planeja incrementar o sistema de pagamento pelo acesso a partir do próximo ano.

Nenhum comentário: