sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nova pesquisa: é grave a situação de Serra
Emanoel Barreto

Pesquisa Datafolha diz, segundo o UOL: A 23 dias da eleição, pesquisa Datafolha realizada nos dias 8 e 9 de setembro aponta para um quadro de estabilidade na disputa presidencial.


Com 50% das intenções de voto, a candidata petista Dilma Rousseff manteve o percentual registrado na pesquisa anterior, realizada há cinco dias.

Seu principal adversário, o tucano José Serra, oscilou negativamente um ponto percentual e registrou agora 27% das menções do eleitorado. Marina Silva (PV) foi de 10% para 11%.


Todas as variações estão dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
...
A não ser o surgimento de fato-novo veraz a favor de Serra, a eleição à presidência está decidida; virtualmente decidida. a tentativa da grande imprensa ao lucubrar a "denúncia" de violação de sigilo fiscal de familiares de Serra gorou.

Não havendo reação social ao anúncio de tais acontecimentos não há escândalo e a grande imprensa e a assessoria de Serra já deveria ter visto isso há tempos. As manchetes, por isso mesmo, não são manchetes, porque não ancoradas na objetividade de acusar acontecimento-choque. O que há, o que há mesmo é um fato-nada, um acontecimento-nada. E nada mais que isso.

Pror sua vez, o anúncio de pesquisas favoráveis a Dilma vem funcionando como um fole que estimula o fogo: quando mais se fala delas, mais estas a fazem conhecida. O resto é por gravidade. E, realmente, é grave a situação de Serra.

 

Nenhum comentário: