sexta-feira, 3 de setembro de 2010

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Natal em Lisboa

Walter Medeiros - waltermedeiros@supercabo.com.br


A Semana de Natal em Lisboa foi uma iniciativa importante para o turismo natalense e
potiguar, que certamente justificará o investimento feito, em vista do retorno que

veio e poderá ainda vir, caso os órgãos responsáveis tenham respostas qualificadas a

dar para as demandas. Coincidentemente eu estava de férias com minha mulher, Graça,

e nos encontrávamos em Lisboa durante aquele período. Éramos hospedes da nossa amiga

portuguesa Carol Lopes, cujo apartamento fica a três quarteirões do Shopping
Colombo, onde foi montado o estande de Natal. Aliás, foi a primeira pergunta que
Mirian de Sousa nos fez: - vocês estão na comitiva? Não estávamos, mas sentimos uma
emoção boa, ao ver as coisas de Natal sendo apresentadas aos lisboetas.

O fato de não termos nenhum vínculo com a Prefeitura de Natal nos deixou muito à

vontade para observar as ações naquele momento e ter uma avaliação isenta. Ao nosso ver, as gestões feitas junto às autoridades eram as que tinham de ser feitas e

deveriam gerar uma sintonia capaz de desencadear um interesse além do espontâneo dos

potugueses por nossa cidade. No estande, entretanto, acreditamos que o trabalho foi

meio apático. Não parecia que estavam oferecendo nossa cidade à visitação e amizade.


Os atrativos foram parcos, como algumas peças de artesanato que não enchiam duas

mesas, e uma folheteria na qual muitas outras cidades brasileiras pegaram carona,

como Salvador e Rio de Janeiro. Em meio aos folderes, revistas e jornais, duas ou

três demonstadoras pouco informadas. Aí estava um ponto não tão positivo, mas não
suficiente para dizer que a iniciativa não teria sido válida.

Por outro lado, a mídia portuguesa praticamente ignorou o evento, que tinha tudo
para repercutir e transformar-se em novas oportunidades para Natal, seu povo e seu
empresariado. Até porque em Lisboa poderia ter sido aprendida muita coisa que,
trazida para nossa capital, levasse outros benefícos à nossa população. Cito um
exemplo. Fomos fazer um tour com a nossa amiga Carol e outra amiga portuguesa, Ana
Maldonado. Na visita ao Castelo de São Jorge, uma agradável surpresa: a entrada é
paga, mas os moradores de Lisboa são isentos; basta apresentar qualquer documento
comprovando ser natural ou residente na cidade. Acredito que seria uma boa idéia
copiar a isenção, concedendo aos natalenses a gratuidade nas visitas a monumentos
como o Forte dos Reis Magos. Além de levar os conterrâneos a visitarem e valorizarem
o monumento, estimularia a que levassem os visitantes para aqueles pontos históricos
e turísticos.

Ainda em Lisboa tomamos conhecimento do burburinho em torno da viagem. Não sei se o
número de pessoas foi o mais adequado nem tenho elementos para achar que não teria

sido. Deixei por conta da suposição de lisura e boa intenção, para enxergar a viagem
do chamado Vôo Colombo como uma iniciativa valiosa para Natal. Sabe-se que na área
de turismo essas idéias de convescote são muito fluentes, mas é preciso conhecer
para poder trabalhar essa indústria tão importante para a nossa capital. Por tudo
isso não acredito que a Semana de Natal em Lisboa tenha sido um fracasso. Ela pode
não ter sido conduzida da melhor forma, pode ter sido perdida a oportundiade de
movimentar melhor o estande e até de aproveitar a mídia. Mas acredito que o evento
estava no caminho certo.

Além do mais, esta capital tem a sorte de contar com vôos diretos para Lisboa e
vice-versa, e isto também favorece a muita gente que se destina a Natal, vinda de
outros países da Europa. Trata-se, portanto, de um ponto importante para todos, que
podem incluir a capital portuguesa no roteiro. São variantes que não se delineiam
em meses ou mesmo apenas um ano. É preciso um perído maios de tempo para avaliar
esses resultados ou até mesmo as suas influências, por menores que possam ser.

Se a vinda de turistas estrangeiros diminuiu como um todo, e se o turismo em Natal ficou
mais caro, não acredito que se deva culpar somente essa origem - Lisboa. O fato é
que a iniciativa trouxe uma experiência a somar-se ao conjunto de oportunidades que
nossa cidade tem e que precisam ser bem trabalhadas e aproveitadas por todos. Para
tanto, é preciso promover uma sustentação dessa oferta junto aos portugueses, que
têm uma ótima idenficicação com Natal, não só para o turismo, mas também para
outros investimentos.

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