terça-feira, 3 de agosto de 2010

Rosalba esconde que dá apoio a Serra: teme perder votos de lulistas

http://www.google.com.br/imgres?

Aonde está Serra?
Emanoel Barreto

Leio na coluna de Monica Bergamo, Folha:

Wally 1 De todos os sumiços anotados pela cúpula da campanha de José Serra, nenhum causa mais espécie que o de Arthur Virgílio (PSDB-AM). O senador, que na tentativa de viabilizar sua reeleição aliou-se ao lulista Alfredo Nascimento (PR), rifou a campanha presidencial tucana no Amazonas.


Wally 2 Outra praça a preocupar o comando serrista é o Rio Grande do Norte. Ali a oposição tem a líder nas pesquisas, Rosalba Ciarlini (DEM), mas a campanha esconde o candidato presidencial. Trata-se de conselho da marquetagem para não contrariar o eleitorado lulista.
......
A CAMPANHA DE Serra já deve ter detectado que ele será derrotada. Quando começar a fase do circo, ou seja, dos debates na TV e do guia eleitoral, isso deverá ficar, paulatinamente, mais explícito.
 
Serra sabe que, por um desses fenômenos da comunicação de massa, ele não enfrenta Dilma, mas está às voltas com um mito: Lula. Mais que isso, deu de cara com uma situação de estabilidade econômica que, por si só, funciona como mensagem favorável à figura histórica de Lula, repercutindo favoravelmente a Dilma.
 
O registro de Bergamo a respeito do senador Virgílio é exemplo palmar: onde está o guardião da candidatua oposicionista, que tão bravamente acusa do governo no Senado? Está, segundo a jornalista, lastreando ninguém menos que um petista, abrindo os flancos para o crescimento de Dilma.
 
Aqui no Rio Grande do Norte, a mesma coisa. Ocorre com Serra uma espécie de efeito teflon: ele é repelido, não está colado à candidatura Rosalba Ciarlini ao governo do estado.
 
Todo candidato oposicionista precisa de um discurso que desconstrua o adversário. Está difícil desconstruir a imagem de Lula, agendada e armazenada no imaginário coletivo como um bom presidente.
 
O resto será o processo natural das coisas.
PS: para quem não lembra, Wally é um personagem de um jogo de quebra-cabeça. O seu criador o esconde em meio a uma multidão e ganha quem descobrir aonde ele está.

Nenhum comentário: