sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Plínio surpreende midiaticamente, mas Dilma ganha em exposição protagonista
Emanoel Barreto

O primeiro debate entre os presidenciáveis teve baixo nível de audiência. Diz o JB ONline: "Com o primeiro debate entre os presidenciáveis, a Band atingiu um pico de audiência de 5,5 pontos, mantendo uma média de 1,8 a 1,9 pontos. Transmitindo a semifinal da Taça Libertadores da América entre São Paulo e Internacional, a Globo teve uma média de 36,9. A média da Record foi de 7,4, segundo levantamento Ibope."

A aparição de Plínio Arruda, do PSOL, contudo, se não chegou a obnubilar as figuras de Dilma e Serra, serviu para apresentá-lo, uma vez que, para expressiva maioria dos telespectadores, era um ilustre desconhecido. Entendo que é um homem honrado, mas o discurso radicalíssimo não conseguirá, estimo, atrair parcela de votos ponderável.

Quanto ao debate em si, creio que o interesse maior era quanto ao desempenho de Dilma. Saiu-se bem. Foi firme, incisiva, soube rebater os questionamentos. Ela foi a acossada, pressionada, buscada, alvejada.

E foi aí que seus adversários, especialmente Serra, erraram: a fuzilaria sobre Dilma terminou por dar-lhe mais tempo de exposição protagonista, o que é bem diverso da simples exposição temporal. Esse o detalhe de qualidade e que a beneficiou, especialmente porque conseguiu liberar-se de todos os questionamentos.

Nenhum comentário: