
"Não é justo alguém ter o direito de ter uma empresa de aviação e outro não ter o direito de comer um pão." /////// JAMAIS IDE A UM LUGAR GRANDE DEMAIS. A UM LUGAR AONDE NÃO TENHAIS CORAGEM DA IMENSIDÃO - EMANOEL BARRETO - NATAL/RN
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
Choro e ranger de dentes - Israel, ao que parece, prepara seu holocausto ao voltar-se contra o povo palestino na Faixa de Gaza. A desproporcional reação israelense em resposta a ataques feitos com foguetes de construção caseira, demonstra como o poderio desse aliado dos americanos pode ser usado contra pessoas indefesas.
Os atentados terroristas do Hamas, deploráveis pela requintada crueldade com que são praticados, não justificam o que Israel agora programa: perpetrar um ataque por terra, quando se sabe que esse tipo de guerra, com o apoio de carros de combate, equivale a um extermínio quando tem por alvo populações civis em área urbana. Se isso ocorrer, milhares de inocentes serão mortos.
O povo de Israel tem se apresentado ao mundo, há milhares de anos, como ente coletivo que vem padecendo sob a opressão de várias nações, desde os egípcios até Hitler. É verdade. Israel sangrou e sofreu brutalmente. Esse padecer chegou a seu ápice, exatamente, com a barbárie nazista. Mas agora, invertendo os Pólos, Israel, como nação, ameaça atirar-se sobre população indefesa e executar quem estiver pela frente.
ZOORÓSCOPO
Sucuri - Se homens, os nascidos nesta casa zooroscópica, são traiçoeiros. Têm atitudes disfarçadas e sabem a hora exata para dar o bote. Se mulheres, utilizam-se de todos os seus encantos para chegar a seus fins. Caras e caros consulentes de Sucuri: devem ter cuidado quando de suas manobras, pois muitas vezes se metem com pessoas de Carcará que, como se sabe, quando podem pegam, matam e comem.
sábado, 27 de dezembro de 2008

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Flexibililizar para melhor poder explorar
Emanoel Barreto
É sempre assim - Pelas coisas de jornal que vi na internet, há setores empresariais, especialmente na área de supermercado, que desejam a "flexibilização" das leis trabalhistas. Tomam como base as vendas de fim de ano, que não teriam sido tão boas como desejavam. E, "para conter o desemprego" que deverá advir com a crise, querem que a legislação mude.
Objetivamente, o que o empresariado quer é exatamente o oposto do que o seu discurso apregoa: que fique mais fácil demitir-se o trabalhador, ao invés de assegurar-se o seu emprego durante a crise. Dizem que, com uma legislação flexibilizada, será mais fácil assegurar o emprego e a empregabilidade.
"Flexibilização", para quem não percebeu ainda, é nada menos que um eufemismo para facilitação ne exploração dos trabalhadores, seu desamparo e perda de conquistas históricas. Não sei se a proposta, que está sendo analisada pelos supermercadistas de S. Paulo, que pretendem do governo a obtenção da derrubada de leis trabalhistas, ganhará força, formando um lobby perante o Congresso. Mas sei que em sua essência, esse movimento não tem qualquer boa intenção, ao contrário do que anda dizendo.
ZOORÓSCOPO
Mosca - Sabe aquela pessoa chata, insistente, que não tem nada o que dar, mas está sempre a exigir tudo? É de Mosca, pode ter certeza. Detalhista como aquela mosquinha insuportável que você espanta e ela volta um minuto depois, para o mesmo lugar, o mosquiano é assim. Não tem limites para suas investidas, seja no amor, no trabalho ou nas relações pessoais. Quer sempre ser o centro das atenções e, para isso, torna-se cada vez mais do contra. Quando está em bando, os de Mosca são como aquelas moscas que atacam o gado: o infeliz que esteja sob alvo de sua artilharia sofre, até pedir perdão por existir.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
Eles sobem o morro da vida,
vão em busca do seu Papai Noel.
É Natal e esperam noite e dia
que um dia afinal lhes seja bom.
São crianças, são pobres, pequeninos.
Manjedoura é sempre o seu pão.
E caminham sem rumo numa vida
que sempre vazia de amor.
ZOÓROSCOPO
Aedes Aegypti - Quem nasce sob essa casa zoosígnica age em bando, é uma epidemia social. Não se cansa de sugar o que é dos outros e, depois disso, deixam como rastro a desolação. Facilmente encontráveis no serviço público e têm seus sonhos realizados mediante expedientes de suborno, falsificação, ganhos ilegais. Dizem aos filhos que devem ser bons, mas envergonham-se de informar como pagam seus estudos em escolas e universidades particulares.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Madonna é só uma ilusão de ótica
Emanoel Barreto
Não veio para ficar - A foto é da revista Serafina, da Folha. Trata-se de uma publicação mensal. Colocada alegoricamente como na tela como Cristo, a intenção é mostrar como a cantora Madonna tem a seu lado um grupo de assessores competentes, dedicados, quase que extensão de sua personalidade.
A idéia, uma grande sacada em termos de edição, busca retratar Madonna como figura central na cultura pop, o que é uma verdade. Como também é verdade que a artista é apenas um produto da indústria cultural. Não tem um trabalho "para sempre". Quando esmaecer, as músicas que canta jamais serão parâmetro para o futuro, como os Beatles, BB King ou Rolling Stones.
Madonna é um exemplo perfeito de como o transitório é trabalhado para parecer eterno. A repercussão intensiva de sua imagem pública é apenas isso: repercussão intensiva, pois não conseguirá escapar do poder do tempo, o que a faria extensiva e marco para sempre.
Madonna somente ganha força em função dos atos periféricos que traz atados à sua personalidade de palco: coreografia, sexualidade, jogo de luzes e bailarinos saltitando a seu redor.
Cantando sozinha, sem a parafernália tecno-humana que engendrou, jamais conseguiria chegar onde chegou. Madonna é somente isso: uma ilusão de ótica. Tão ilusão quando a montagem feita pela Serafina.
Zooróscopo
Corcel - Zoosigno dos líderes, marca as pessoas que têm visão de futuro, estão adiante de seu tempo e têm energia e capacidade de chamar a si seguidores. Os corcelianos são enérgicos, exigentes, não suportam falhas nem perdoam tropeços. Está aí o lado mais difícil: agindo assim, vêem nas pessoas apenas sua função, esquecendo que o ser humano está acima da profissão ou papel que esteja desempenhando. Podem ser injustos e somente muito tempo depois reconhecem o seu erro. Como são imperiais, muito provavelmente terão a seu lado seguidores, mas dificilmente terão amigos. Quando em desgraça, poucos aparecerão para lhes valer.
sábado, 20 de dezembro de 2008

Era maconha? Tudo bem: é coisa de jovem...
Emanoel Barreto
Amigo, poeta a jornalista, Walter Medeiros vez por outra me envia seus textos, belos, como o que se lê a seguir:
Uma saudade e mais
A jornalista e professora Nadja Lyra, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santa Catarina, localizada no conjunto que tem este mesmo nome, convidou-me para proferir a Aula da Saudade dos alunos do 5º ano e sugeriu que falasse sobre “Saudade”. Que coisa! Passei uma semana refletindo sobre esse tema tão fascinante, a partir de experiências próprias e versos dos poetas e músicos que tanto mexem com o nosso coração.
De cara fui logo aos anos 50, quando aprendia a ler no Grupo Escolar Professor Demócrito Gracindo (homenagem ao pai de Paulo Gracindo) em Mata Grande, cidade do alto sertão de Alagoas aonde meu pai foi parar matando mosquito da dengue, após passar pela guerra sem matar nenhum alemão. Depois que aprendi a juntar as letras e sílabas, era belo entender o que estava escrito no pára-choque branco do caminhão de Nezinho, meu vizinho: “A saudade me fez voltar”. Ficava imaginando a saudade que le sentia a cada viagem que fazia com aquelas cargas altas de antigamente.
Em seguida, veio à mente uns versos que não poderia deixar de citar na aula: “Itabira é apenas uma fotografia na parede / mas como dói!”, escritos por Drummond no seu poema “Confidências de Itabirano”. E o significado da palavra – substantivo feminino abstrato - segundo Aurélio: “Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.”
Aí veio mais uma coisa interessante para aumentar a saudade, que tanto espaço ocupa nesse mundo: ela tem um dia para ser lembrada e comemorada. O Dia da Saudade – 30 de janeiro. Para lembrar que essa palavra não tem similar em nenhuma outra língua e que espanhóis, ingleses, franceses, alemães e outros tentam expressar o sentimento de falta com frases inteiras, tipo “ich vermisse dish” (alemães).
Aquela platéia me reconduzia mesmo era à minha sala de aula, onde Professora Josefina Canuto me ensinava e, depois, no Externato Saturnino – já em Natal, a professora Maria das Neves trazia novidades. Coincidentemente a professora de uma das turmas se chama Neves. Impossível não lembrar de Ataulfo Alves, exclamando: “Que saudade da professorinha / que me ensinou o be-a-bá!”.
Para falar de saudade não poderia deixar de citar o Fado – gênero que tanto me toca e que tocou até Roberto Carlos, ao cantar Coimbra: “Aprende-se a dizer saudade”. Fernando Pessoa, em texto saudoso: “Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!” E é claro que citei Casimiro de Abreu , cujos poemas eu os tinha decorados, e que versificou sua saudade da infância: "Oh! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!".
Agora estou, sem dúvida, com uma saudade a mais.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
terça-feira, 16 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O velho Marx ainda tem razão
Emanoel Barreto
Grita a Crise, louca, venenosa.
Grita e diz não saber porque
seu dinheiro se foi e a conta é alta.
Grita e se diz vítima fatal, injustiçada,
de todos a quem, tanto, já prejudicou.
O Mercado, pai amado e louco,
bebeu demais, gastou, se embriagou.
E agora, ao berros, desesperado,
pede à filha amparo, um abraço, um teto.
Sabe que errou, jogou, irresponsável...
Sabe que não sabe tudo.
E que, no fundo, bem no fundo,
o velho Marx ainda tem razão.
ZOORÓSCOPO
Garça - Eis que encontramos o zoosigno dos calmos, serenos, bem resolvidos. Sua placidez muitas vezes é confundida com desconcentração ou até mesmo fraqueza. Ledo, grande engano.
Os de Garça sabem, sempre, o momento exato de levantar o vôo. E os laços e teias ficam para trás, embaixo e esquecidos.
domingo, 14 de dezembro de 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Veja só como são belas, tolas, fulgurantes
Emanoel Barreto
Enfeitadas, mas não, nunca são loucas: é assim o mundo, o mundo mesmo.
Risíveis, mas já foram elegantes.
Ridículas, mas então eram beldades.
E muitas viviam e vivem ainda hoje,
como se o ridículo que um dia serão,
seja belo, intenso, magnífico.
Pois esse é o pálido destino de
muitas vidas que em vão, se vão.
ZOORÓSCOPO
Libélula - É o tolo, inconstante, gazeteiro. Em nada pára e flutua pelo ar. Fala muito e nada diz. Seu futuro é apenas o momento que vive. As previsões não são nada alvissareiras: pela sua inconstância jamais terão amigos leais, pela sua frivolidade são também péssimos amigos ou amigas. Quem for de Corcel jamais deverá unir-se a Libélula.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As mãos sobre o sangue derramado
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
sábado, 6 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
Tempos difíceis - As coisas no País não estavam nada boas. A inflação campeava, o desemprego crescia e a violência tornava-se institucional. As pessoas não agüentavam mais e cresciam os protestos proporcionalmente à ascensão do descalabro. Os partidos de oposição, minoritários, pouco ou quase nada podiam fazer.
Insatisfeito com as mobilizações, atos públicos, passeatas, gritos e manifestações do povo desesperado, o Governo fez aprovar uma lei: por ela, ficava determinado que cada pessoa teria um limite máximo de palavras em seu repertório. E quanto mais se falasse mal do governo, mais o estoque de palavras iria se acabando, até que todos ficariam mudos. Claro, quem falasse a favor, ganharia bônus e até aumentaria o vocabulário, passando até a conhecer termos sofisticados, já pensou?
Sim: depois de mudo, previa a lei, ninguém poderia se comunicar usando aquele sistema dos surdos-mudos, lembra? Era pena de morte na certa. Quem quisesse experimentar, que tentasse. Todos se curvaram.
E assim, a lei entrou em vigor logo depois de ser aprovada. Em menos de seis meses todo o povo estava mudo. Até os bandidos ficaram sem poder falar. Os bandidos não gostavam da ação da polícia, que mesmo corrompida os atacava. E como os bandidos reclamavam, ficaram também mudos. Resultado: ninguém escapou, até que afinal o Governo sentiu-se satisfeito.
Mas conseqüências não-programadas logo se fizeram ouvir: como a comunicação dos surdos-mudos estava proibida e somente os gestos básicos, esses que a gente faz para chamar alguém ou dar adeus, não conseguem uma comunicação muito eficiente, instalou-se o caos.
As fábricas pararam, os bancos deixaram de funcionar e escolas, hospitais, lojas enfim, tudo desmoronou. Os únicos lugares que ainda funcionavam eram bares, boates, motéis e bordéis, onde a voz não é essencial. Nos bares e etc, os músicos, impedidos de cantar, tocavam e isso garantia o público. Ou seja: somente em ambientes de baderna as coisas funcionavam bem.
O Governo então compreendeu que não poderia mais conviver com aquela situação. Todos bêbados e sem trabalhar. Prestes a chegar à bancarrota, o Governo decidiu: revogue-se a lei do silêncio. Todos poderão falar. Mas, de agora em diante, estarão impedidos de pensar.
TARTARUGA - Em matéria de preguiça são imbatíveis. Portanto, os prenúncios indicam que jamais chegarão a ganhar dinheiro, a não ser em loterias ou jogos de azar. No trabalho serão excelentes incapazes; na vida, eternos sonolentos.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
Veja só - A bancada ruralista tenta aprovar, com apoio do Ministério da Agricultura, proposta que libera a plantação de mudas de dendê na Amazônia e anistia todos os grandes agricultores que plantaram em áreas de preservação permamente até 31 de julho do ano passado.
A ação brutalizadora sobre a amazônia é reflexo do tipo da mentalidade que tem hegemonia nos patamares dirigentes da sociedade, seja do ponto de vista privado, seja da parte do Poder. Ou seja: uma compreensão estreita de que a natureza é um recurso, não um patrimônio da humanidade.
Nossa sociedade civil não é forte, é difusa e alienadiça, não tem porta-vozes suficientemente capazes de arregimentar a opinião pública para o crime de lesa-humanidade que está em curso. As conseqüências dessa ação predatória já se fazem funebremente sentir: aumento da temperatura, chuvas ácidas, degelo no pólo, destruição de rios e florestas.
Mentes voltadas somente para o capital e o lucro têm as rédeas do mundo e farão, sim, elas farão, do mundo um grande inferno. Lamentável, não?
...............
ZOORÓSCOPO
Beija-flor - É o zoosigno das mulheres belas, belíssimas; encantadoras fadas das mais lindas visões. Elas são alegres, sua presença reluz, tem tonalidades furta-cor nos cabelos e os olhos são meigos como a formosa dos cantares de Salomão. Mas, saibamos: podem ser, pela própria natureza do seu zoosigno, inconstantes, volúveis, voluntariosas. É um perigo uma mulher somente bela.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cadeia para quem precisa de cadeia
Emanoel Barreto
A Folha informa - O ministro Tarso Genro (Justiça) comemorou nesta quarta-feira a decisão do Judiciário de condenar o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, a dez anos de prisão por corrupção ativa. Sem entrar no mérito da decisão, Tarso afirmou que o país vive um momento de "harmonia" entre as instituições, que cumprem suas funções, sem diferenciar os denunciados. "O Brasil não estava acostumado a ver figurões [condenados]. E aqui não estou julgando se ele é culpado ou não", disse.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Emanoel Barreto
Se o lobo tem pele de cordeiro, cara mansa, jeito meigo e cordial, tem calma, ó leigo viajante, que a fera não é feita de papel. Para fugir é preciso engenho e arte. Sutilezas de grande espertalhão.
Foge agora, quando ainda tens o tempo. Amanhã, estará a te atacar.E quando, por incauto, caíres na emboscada, lembra o conselho que antes te diziam: "É um lobo em pele de cordeiro." Mas será tarde, ó tolo desvairado. Os lobos, como ninguém, sabem ser os mais ternos e lindos cordeirinhos. E como mordem.
..........
...ZOORÓSCOPO
Abelha - Zoosigno das pessoas que são equilibradas: sabem trabalhar, mas também divertir-se, viajar. Podem parecer inconstantes, mas, na verdade, são apenas bastante ativos. Ou então, estão viajando. São corretos, prestativos, cumpridores de seus deveres. Mas, se são explorados ou ofendidos, ninguém se engane: o abelhinano sabe como ninguém se defender. Previsão de vida: saberão gozar das delícias do mel, pois trabalharam muito para ter esse direito.
sábado, 29 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
É lamentável - Os recentes episódios envolvendo piratas somális trazem às coisas de jornal a evocação de tempos nebulosos, nuvens do passado aventureiro, brumas e canhões. Tempos em que os galeões eram mina de ouro navegantes e os velejantes bandidos eram o terror dos mares.
Agora, todavia, temos uma realidade dramática, que o noticiário das coisas de jornal não aborda: a terrível e desumana condição do povo somáli, uma nação onde o Estado praticamente não mais existe e a sociedade se rege pelo terror e pela força sem controle. Brutalidade. E ali, a pirataria, como que num passe de mágica macabro, está de volta.
Não há dúvida de que o criminosos devem ser combatidos. Duramente. Mas o mundo não pode esquecer que eles são o indício de que todo um povo, historicamente explorado, agora está à deriva. A fome grassa descontroladamente, a criminalidade se impõe com desenvoltura; doenças, angústia e total descontrole assolam tudo por lá.
E o mundo ocidental, "civilizado" está de costas não apenas para a Somália, mas para a África como um todo. Os países africanos não têm importância geopolítica e, assim, aqueles negrinhos devem ser deixados à sua própria sorte. Ou azar.
A África é um grande clamor a céu acerto. A África é um mergulho no inferno. Seus piratas são, nada mais, nada menos, que a folha-corrida da injustiça, da degradação que ali foi implantada pelas grandes potências coloniais, que agora lhes dão o esquecimento e o estupor. Nem Barba Negra teria praticado tanta estupidez.
.........
ZOORÓSCOPO
PULGA - Cara ou caro consulente: se você tem uma incontrolável tendência a aferrar-se às pessoas, ficar insistindo em coisinhas miúdas, medíocres, piadinhas que humilham e enojam, discutir trivialidades como se fosse coisas importantes e gosta, mas gosta messo de ferir, fincar-se em alguém, esteja certa ou certo: você é de Pulga, com ascendente em Carrapato. Faça um exame de consciência e, se possível, evolua. Quem sabe, poderá migrar de casa zooastrológica e chegar a ser de Beija-Flor.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
A rigor, matar em nome de Deus é algo tão velho quanto a própria humanidade. Os povos antigos atiravam-se a guerras de conquistas e uma das conseqüências de domínio sobre outros povos era o banimento dos deuses dos vencidos.
As Cruzadas não tinham por propósito "libertar das mãos dos infiéis a Terra Santa"? Pra você ver...
O fundamentalismo diversificado, a servidão a deuses tão loucos quanto seus adoradores, são uma marca dos nossos tempos. Por exemplo: a crise monetária que está corroendo as grandes economias resultou, não tenho dúvida, da adoração de fundamentalistas financeiros ao deus dinheiro.
Sua adoração, com o vende-que-vende de papéis que não valiam nada, acabou na crise. E o ídolo dos pés de barro, o mercado, mostrou-se um deus miserável e indigno; e atirou seus adoradores ao abismo.
Na verdade, não é bem assim: os adoradores, que são os banqueiros, vão se dar vem, já estão se dando. O inferno do deus dinheiro ficará para a sociedade. E assim, de loucura em loucura, caminhamos. E a cada tiro, explosão ou medo, a serenidade continua ao deus-dará.
..............
ZOORÓSCOPO
POMBO - Pessoas sociáveis, amáveis, gostam de fazer amigos e participar de grandes grupos, como fazem os pombos nas praças. São prestativos como os pombos-correio e necessários como a pomba da paz. O problema é que os nascidos em Falcão, ou pior, Abutre, os perseguem sem trégua. Um conselho: se você é de Pombo, reúna-se a quem seja de Andorinha ou Golfinho e, neste fim de semana, seja muito feliz.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
Para meditar - Não existe o bom médico, o bom engenheiro, o bom advogado, etc... etc... etc...? Pois bem, existe também o bom ladrão. Os estudos sociológicos mais recentes informam essa nova tendência e em Oxford, Cambridge e Coimbra, diligentes estudiosos debruçam-se sobre tal tema com a dedicação de sábios e diligentes doutores.
Ao que fui informado, o bom ladrão deve inscrever-se no perfil abaixo. Quanto mais próximo do padrão, maior sua qualificação, destreza, apuro técnico, confiabilidade, presteza e, veja só, ética. Já pensou, um ladrão ético? Isso é bom, muito bom. Abaixo, veremos porquê.
Agora, os tópicos que definem um bom ladrão:
Agilidade: o bom ladrão, especialmente se for batedor de carteira, deve ser rápido, imperceptível e apoderar-se da bolsa sem que a vítima perceba. Agindo assim, terá menos chances de ser notado e preso e, melhor, a vítima não ficará traumatizada por uma ação contundente. Só depois perceberá o furto e agradecerá aos céus por não ter sido espancada.
Objetividade: tem objetividade o ladrão que, sendo assaltante, não usa de meios termos e surpreende seu alvo de forma clara, precisa e, em alto e bom som, anuncia: "Assalto!". Isso assegura que a ação será rápida, reduzindo em muito a possibilidade de agressão. Bom para o assaltado, que logo, logo, se verá livre da situação.
Frieza: pode ser medida pelo domínio que o ladrão tenha da situação. Deve ser considerado frio aquele que a despeito do perigo de ser capturado auxilia sua vítima e orienta como deve agir. Podem ser encontrados entre os que atacam motoristas em sinal de trânsito e dizem: "Passa a carteira! Mas, devagar, que o sinal ainda demora a abrir..."
Confiabilidade: decorrência imediata da frieza, é confiável o ladrão que age segundo aquele padrão e, portanto, deixa implícito ao assaltado que ele não será molestado, desde que (o desde que é importantíssimo!) aja segundo o que determina o profissional.
Ética: é ético o ladrão que jamais assalta outro ladrão ou não maltrata os infelizes que, circunstancialmente, mantenha em cativeiro após seqüestro. É essencial que, nesse caso, liberte o aprisionado após receber o resgate.
Seriedade: sério é todo ladrão que, estando em conluio com policiais, repasse a estes aquilo que foi acertado. Afinal, trata-se de uma organização. E, como hoje todas as empresas, portanto organizações, se apresentam como "tendo uma missão" o crime organizado também precisa de uma missão, qual seja: trabalhar ininterruptamente para manter os policiais honestos em ação. Caso desapareçam os ladrões, a polícia deixa de ser necessária. Portanto, um bom ladrão precisa continuar trabalhando, a fim de assegurar o emprego desses funcionários públicos armados. Em conseqüência, também terão empregabilidade garantida juízes, promotores, serventuários da justiça, carcereiros, pedreiros que trabalham na construção de presídios, engenheiros que projetam os presídios e empregados de fábricas que produzem armas. A continuar, a lista seria praticamente interminável.
Como vimos, do aperfeiçoamento dessa inestimável categoria profissional depende muito o bom funcionamento da sociedade como um todo. Afinal, uma esperança de luz no fim do túnel, quando eu já pensava que tudo estava perdido. Se encontrar um bom ladrão, dê-lhe os parabéns e, se for o caso, até mesmo uma goa gorjeta.
.........
ZOORÓSCOPO
Pavão - São aquelas ou aqueles que se julgam os maiorais. Se homens, são metrossexuais, meticulosos, pernósticos, abusados. Se mulheres, gastam fortunas com perfume, roupas de grife, futilidades. Em ambos os casos, têm o destino dos fogos de artifício: brilham muito por poucos instantes e depois ninguém sabe aonde foram parar. São facilmente encontráveis nas fotos de colunas sociais. Nascidas ou nascidos em formiga, não devem com aqueles manter vínculo demorado.
terça-feira, 25 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
No alto, à direita, uma das aranhas que foram enviadas para a Estação Espacial Internacional como parte de uma experiência.
Dois aracnídeos foram mandados para o laboratório da ISS pela Endeavour, há cerca de dez dias, para experimentos científicos. Mas um deles desapareceu.
O sumiço foi notado quando astronautas abriram o recipiente em que a aranha deveria estar, informa o "The Times". Segundo funcionários da Nasa, a aranha não está perdida, apenas "não pôde ser encontrada".
"Não acreditamos que ela tenha deixado o módulo", disse Kirk Shireman, da Nasa, ao jornal. "Estou certo de que a encontraremos nos próximos dias."
A equipe que está na ISS suspeita que a aranha esteja junto da outra, no recipiente vizinho --que ficou repleto de uma densa teia, provavelmente construída como proteção devido à confusão da aranha com a gravidade zero.
Sally Magnus, uma das oficiais da missão, destacou que a estrutura criada pelo animal é diferente da que ele fazia em terra. "A teia formada é mais ou menos tridimensional e toma todo o recipiente da aranha", disse. Os controladores em Houston descreveram a estrutura como "uma teia complicada e desorganizada".
segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
Deu na Folha - Os dois maiores centros de comércio de luxo do país, a Daslu e o shopping Iguatemi, prevêem desaceleração de consumo no ano que vem como conseqüência dos desdobramentos da crise financeira mundial.
A Daslu planeja trabalhar com estoques mais baixos, reduzir a oferta de importados e se concentrar nos produtos com mais saída. Já o presidente do grupo que controla o Iguatemi diz que em um primeiro momento o setor sai beneficiado pela crise, com a troca de despesas de longo prazo pelas de médio e curto, e pretende atrair clientes com grifes cobiçadas no país.
........
O que a Daslu e o Iguatemi não previram, nem lhes interessava, foi a redução da oferta de empregos ao mundo, aos habitantes do mundo real, que a jogada malandra dos banqueiros americanos provocou. Mas, para eles, tudo, parece, está de ajustando. E, no fim, cada coisa estará no seu lugar.
É chocante como as elites atuam: seu cinismo sádico e devorador, comprador, adquirente, parece não levar em conta que a vida não se resume a seu nicho de mercado, estreito e privilegiado. As elites parecem não entender que, para manter sua usura, preguiça e improdutividade, milhões têm que trabalhar em todo o mundo. Muitos sofrem para que uma madame use seu diamante.
Aos pobres, aos muitos pobres, cabe o exercício do subemprego, da venda de produtos baratos, até mesmo de lixo, que, para eles, é, ironia, luxo: a única coisa que conseguiram fazer na vida, para se tornar necessários. E o fazem com tanta dignidade, tanto empenho e senso de dever, que tornam-se exemplo, merecem respeito e, de fato, se fazem respeitar.
..ZOORÓSCOPO
POLVO - É aquela pessoa pegajosa, que cola, gruda em você. É invejosa, má e sempre tem tentáculos espalhados. De tal forma, que sempre estarão pegando no seu pé. Podem ser vistas em todos os ambientes, desde reuniões familiares, até os mais altos escalões de empresas, públicas ou privadas. O polvolino é rápido, desloca-se com facilidade por todos os ambientes, e ninguém melhor que ele para espalhar uma fofoca. Mas são covardes e, com sua grande habilidade em se esconder, fogem, sempre que são confrontados. Homens nascidos em Tigre não devem se meter com mulheres em Polvo.
domingo, 23 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
O domingo era belo por inteiro.
Só faltava uma moça e um gato azul.
E de tanto chegarem reluzentes.
Fizeram o mundo ser melhor.
......
..Zooróscopo
Formiga - Zoosigno que predomina entre os trabalhadores, o formiguiano é diligente, ativo, prestativo, obediente, cumpridor de horários, de regras, respeita as leis e paga suas dívidas. Sem dúvida, pelo seu próprio fazer, o formiguiano sempre é levado para o buraco pelos nascidos em Tubarão e Onça, zoosignos dos sabidões e quejandos. Mulheres nascidas em Pavão, que desejem ter uma vida de perfume e prazer, não devem jamais se casar com homens de Formiga. Serão levadas ao mais atroz desespero e acabarão completamente loucas.
sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Emanoel Barreto
As coisas de jornal da Folha informam: A floresta amazônica deixará de existir se mais 30% dela forem destruídos. A afirmação foi feita ontem em Manaus, durante a conferência científica Amazônia em Perspectiva."O número agora está consolidado. Se 50% de toda a Amazônia for desmatada, um novo estado de equilíbrio vai existir no bioma", afirma Gilvan Sampaio, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Hoje, aproximadamente 20% de toda a floresta amazônica, que tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, já sumiram "No Brasil, esse número está ao redor de 17%."E pode chegar aos 50% até o meio do século. Um estudo de 2006 da Universidade Federal de Minas Gerais prevê que, se o ritmo do corte raso continuar, quase metade da floresta que sobra hoje, tombará até 2050.
.........
O relacionamento do homem com a natureza nos encaminha a passos largos para uma hecatombe. Trata-se de uma ação predatória, insana e voltada para a exploração de tudo o que for possível: árvores, animais, rios, metais preciosos.
O que deveria ser um estado de espírito, um ato reverencial frente às forças naturais, convivência pacífica do homem com o seu meio, torna-se uma ação de barbárie, um ato coletivo de incivilidade e desrespeito.
Nossa civilização pautou-se historicamente pela visão da natureza como "recurso natural", ou seja: um patrimônio a ser utilizado economicamente, sem levar-se em conta que somos parte desse meio; e se o destruímos, destruimo-nos conseqüentemente.
Os governos, as grandes corporações empresariais, não têm qualquer atitude ética perante o planeta. A beleza natural não inspira comportamentos voltados para que a presença do animal homem se ajuste ao delicado sistema que somente agride. E o que vemos, no final, é um ato invasivo, cruel e danoso. E que se dane a Vida, o Bem, o grandioso instante de reverência à selva e todos os seus habitantes.
..ZOORÓSCOPO
Crocodilo - Os nascidos sob esse zoosigno são espertalhões. Têm ascendente em Tubarão e sabem como ninguém postar-se nas águas calmas da preguiça, somente com os olhos de fora, para atacar no momento exato. São encontradiços especialmente às margens de rios e lagos governamentais, de onde retiram sua dieta: dinheiro fraudado. Recomenda-se a mulheres nascidas sob Beija-Flor a não contrair matrimônio com homens em Crocodilo. Conselho: prezado crocodiliano, se em suas investidas der de cara com gente de Dragão, faça meia volta: já entrou na disputa perdendo.