sábado, 20 de dezembro de 2008



Era maconha? Tudo bem: é coisa de jovem...
Emanoel Barreto

É isso aí, bicho - Quando adolescente, Barack Obama usava drogas. Maconha e cocaína eram, vejamos, amigas suas. Ao que parece, nada de vício; o uso seria, digamos, recreativo. Nesta foto, feita por uma amiga sua, Lisa Jack, hoje psicóloga, ele porta o que aparentemente seria um cigarro de maconha.

As coisas de jornal que andei vendo pela internet contam que as fotos foram guardadas por ela desde então. Durante a campanha, Jack redobrou os cuidados para que as fotos não viessem a cair em mãos adversárias.

É aí que quero chegar. À concepção de notícia. Agora, as fotos são souvenirs, lembranças de uma juventude arrabatada, curiosa, quem sabe angustiada, às vezes, incerta, desafiante, transgressora. Somente isso. E por que as fotos são jrnalisticamente inofensivas?
Pelo fato simples de que Obama transformou-se em figura de mídia, é querido do mundo, é presidente eleito dos Estados Unidos. É carismático e representa no imaginário de milhões a possibilidade de ver no grande país do norte surgir algo que possa ser considerado como mais humanizado, menos bélico e explorador.
Se as fotos tivessem sido usadas durante a campanha, seria o contrário: ele seria apontado como alguém que fora desmascarado, flagrado num passado marginal, criminoso até. Obama, o farsante. E mais: se ele, mesmo presidente eleito, não tivesse uma imagem pública tão positiva, as fotos ainda fariam grande estrago seu capital político.
É fácil notar como os fatos, dependendo das circunstâncias, podem tomar esse ou aquele rumo. Nosso valores podem dar a um acontecimento uma visão boa ou má, dependendo de como forem conectados a outros acontecimentos. Bafejado pela fortuna, Obama pode olhar para essas fotos como lembrança de que apenas estava sendo jovem. Em caso contrário, ele as veria como um baú de lembranças a ser escondidas.
ZOORÓSCOPO
Golfinho - São boas as previsões para você, que é golfiniana ou golfiniano. Terá sempre bons amigos, dará e receberá abraços, apoio e, se preciso, amparo. São pessoas de personalidade fulgurante, sempre dispostas a participar. Gostam do sol, são arrojados, encorajadores. Em caso de dificuldade, conseguem lutar e vencer, encontrando sempre, mesmo em meio aos vendavais, a certeza de que podem transformá-los e uma grande onda para o mais belo surf. É bom gente assim, não é?

Nenhum comentário: