sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Quando a guerra é santa, quem vence é o diabo
Emanoel Barreto
É isso - Os acontecimentos na Índia mostram o quanto o fundamentalismo pode levar o mundo a atitudes de loucura, Não é o primeiro nem será o último perpetrado por terroristas islâmicos, certos de que estão em guerra santa contra o Ocidente.

A rigor, matar em nome de Deus é algo tão velho quanto a própria humanidade. Os povos antigos atiravam-se a guerras de conquistas e uma das conseqüências de domínio sobre outros povos era o banimento dos deuses dos vencidos.

As Cruzadas não tinham por propósito "libertar das mãos dos infiéis a Terra Santa"? Pra você ver...

O fundamentalismo diversificado, a servidão a deuses tão loucos quanto seus adoradores, são uma marca dos nossos tempos. Por exemplo: a crise monetária que está corroendo as grandes economias resultou, não tenho dúvida, da adoração de fundamentalistas financeiros ao deus dinheiro.

Sua adoração, com o vende-que-vende de papéis que não valiam nada, acabou na crise. E o ídolo dos pés de barro, o mercado, mostrou-se um deus miserável e indigno; e atirou seus adoradores ao abismo.

Na verdade, não é bem assim: os adoradores, que são os banqueiros, vão se dar vem, já estão se dando. O inferno do deus dinheiro ficará para a sociedade. E assim, de loucura em loucura, caminhamos. E a cada tiro, explosão ou medo, a serenidade continua ao deus-dará.

..............

ZOORÓSCOPO

POMBO - Pessoas sociáveis, amáveis, gostam de fazer amigos e participar de grandes grupos, como fazem os pombos nas praças. São prestativos como os pombos-correio e necessários como a pomba da paz. O problema é que os nascidos em Falcão, ou pior, Abutre, os perseguem sem trégua. Um conselho: se você é de Pombo, reúna-se a quem seja de Andorinha ou Golfinho e, neste fim de semana, seja muito feliz.

Nenhum comentário: