sábado, 27 de dezembro de 2008



O tempo, a vida e o que mais será
Emanoel Barreto

O tempo, esse desafio - O tempo passa rápido como aquela gota que caiu de seu corpo - e você nem percebeu quando saía da água - no último mergulho do verão. Agora, vem novamente mais um verão e você também nem percebeu como foi depressa o ano, entre um e outro.

Você nem percebeu que, de repente, de menino encapetado ou menininha linda, tornou-se um adulto cheio de, por que não dizer, periféricos: contas para pagar, casa, automóvel, problemas os mais diversos, decepções, algumas alegrias.

O tempo anda ao nosso lado, caminha passo a passo conosco. Se temos serenidade, calma, um pouco de sabedoria que seja, ele será amigo, confidente, orientador, profeta do dia seguinte. Se não, será o pior dos nossos inimigos.

Há um minuto, 2008 estava começando. Agora, faltam poucos segundos para se acabar. Daqui a mais uns minutos, bom, daqui a mais alguns minutos estaremos frente a frente com a velhice - esse período que marca a nossa corrida para o fim, o não-tempo.

Se soubermos chegar à velhice trazendo dentro de nós a juventude domada e tornada sábia, seremos equilibrados e renascidos em nossos netos. Se não, teremos sido vividos pelo tempo. E no nosso último instante saberemos que tudo não valeu a pena.

Mas, sejamos otimistas. Cada cabelo branco, que seja um aliado; cada ruga de preocupação, uma irmã; cada passo já cansado, uma lembrança de que fomos vencedores na grande caminhada. E no abraços de nossos filhos e netos, uma réstia da alegria que ainda temos guardada em algum canto secreto da Vida que em nós se aninhou.

ZOORÓSCOPO

ÁGUIA - Coragem e decisão. Essa é a síntese dos nascidos nesse zoosigno. Terão sempre grande capacidade para enfrentar problemas e desafios. Os de Águia são assim: eternos lutadores. Capazes de enfrentar em solidão os piores momentos e deles sair sempre renovados. Aptos, permanentemente, a partir para a batalha sem temer em que resultará a sua luta. Coragem é a sua essência, desprendimento seu legado, firmeza a sua fortuna.

Nenhum comentário: