quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A festa de Ali Babá; a farra dos 40 ladrões
Emanoel Barreto

O Projeto Ali Babá - A Câmara dos Deputados barrou o projeto que aumenta o número de vereadores dos atuais 51.924 para 57.267 em todo o território nacional. A alegação é que isso implicaria em aumento de despesas para os municípios, o que é uma aterradora verdade para a pobre cidadania brasileira.

As coisas de jornal que andei lendo na Folha e Estadão indicam que, agora, senadores e deputados estudam como farão para abrir novas vagas nos legislativos municipais, sem que isso represente ônus para o contribuinte.

Sinceramente, minha matemática ou até mesmo aritmética é rudimentar, é do tempo do ábaco, imagine. Assim, não sei dar resposta a tal pergunta, questão de alta indagação: como atulhar as Câmaras Municipais, sem que isso resulte em despesa?
Na verdade, a pergunta seria outra. A pergunta é a seguinte: para que mais vereadores? Para quê? Precisamos tanto assim de novos cérebros privilegiados, pessoas da mais alta compostura moral e estatura intelectual para decidir os destinos dos nossos burgos? Que assuntos de tamanha complexidade estão postos, para que se chamem novos sábios, demiurgos, estrategos e adivinhos do bem-comum?

Não, não. Não precisamos de mais gente na rinha política. Precisamos, isso sim, de seriedade, ética, sentido histórico da missão política. O que está posto, pelos farristas do Senado e da Câmara, é o chamamento de mais gente para esbulhar os dinheiros públicos. Uma gentalha que vai pilhar verbas que deveriam ser empregadas para aquele homem, honrado e pobre, lá nos arrabaldades da vida, que tanto precisa de um posto de saúde funcionando, escola decente para os filhos, moradia digna...

Essa proposta, esse trambolho, é o tipo da coisa a que podemos chamar de Projeto Ali Babá. Quando for aprovado, virão os quarenta ladrões, em busca dos trinta dinheiros.
* Quando eu era criança, a Rádio Rural de Natal tinha aos domingos um programa infantil. Sempre, sempre, eles colocavam um disco que que se contava a história de Ali Babá. Os quarenta ladrões cantavam bem assim: "Nós somos ao todo quarenta/Quarenta famosos ladrões/Roubar o ouro não compensa/Nós só queremos milhões."

ZOORÓSCOPO

VERME - É o zoosigno de todos os deputados e senadores que vão aprovar o Projeto Ali Babá. Todos os nascidos sob tal casa astral nasceram sem escrúpulos, não temem enterrar as mãos nos mais sórdidos esgotos da podridão moral e, o que é pior, serão sempre bafejados pela fortuna. Ditarão as leis e serão sagrados aos mais altos postos.

Nenhum comentário: