sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Inferno Verde e sua folhagem de dor
Emanoel Barreto

As coisas de jornal da Folha informam: A floresta amazônica deixará de existir se mais 30% dela forem destruídos. A afirmação foi feita ontem em Manaus, durante a conferência científica Amazônia em Perspectiva."O número agora está consolidado. Se 50% de toda a Amazônia for desmatada, um novo estado de equilíbrio vai existir no bioma", afirma Gilvan Sampaio, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Hoje, aproximadamente 20% de toda a floresta amazônica, que tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, já sumiram "No Brasil, esse número está ao redor de 17%."E pode chegar aos 50% até o meio do século. Um estudo de 2006 da Universidade Federal de Minas Gerais prevê que, se o ritmo do corte raso continuar, quase metade da floresta que sobra hoje, tombará até 2050.

.........

O relacionamento do homem com a natureza nos encaminha a passos largos para uma hecatombe. Trata-se de uma ação predatória, insana e voltada para a exploração de tudo o que for possível: árvores, animais, rios, metais preciosos.

O que deveria ser um estado de espírito, um ato reverencial frente às forças naturais, convivência pacífica do homem com o seu meio, torna-se uma ação de barbárie, um ato coletivo de incivilidade e desrespeito.

Nossa civilização pautou-se historicamente pela visão da natureza como "recurso natural", ou seja: um patrimônio a ser utilizado economicamente, sem levar-se em conta que somos parte desse meio; e se o destruímos, destruimo-nos conseqüentemente.

Os governos, as grandes corporações empresariais, não têm qualquer atitude ética perante o planeta. A beleza natural não inspira comportamentos voltados para que a presença do animal homem se ajuste ao delicado sistema que somente agride. E o que vemos, no final, é um ato invasivo, cruel e danoso. E que se dane a Vida, o Bem, o grandioso instante de reverência à selva e todos os seus habitantes.

..ZOORÓSCOPO

Crocodilo - Os nascidos sob esse zoosigno são espertalhões. Têm ascendente em Tubarão e sabem como ninguém postar-se nas águas calmas da preguiça, somente com os olhos de fora, para atacar no momento exato. São encontradiços especialmente às margens de rios e lagos governamentais, de onde retiram sua dieta: dinheiro fraudado. Recomenda-se a mulheres nascidas sob Beija-Flor a não contrair matrimônio com homens em Crocodilo. Conselho: prezado crocodiliano, se em suas investidas der de cara com gente de Dragão, faça meia volta: já entrou na disputa perdendo.

Nenhum comentário: