quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Kadafi é humano, profundamente humano

Vemos neste início de século 21 até que ponto a insânia pelo Poder, os grilhões do Poder aferrados à cabeça de um homem, produzem vitimas, espalham horror e promovem essa terrível manifestação de humanidade que é ser plenamente desumano: Muamar Kadafi personifica à perfeição o que digo.

É lamentável dizer, mas, ao visto, ser desumano é profundamente humano, historicamente humano.

Quando alguém toma a si o Poder e passa a ser ele próprio o Estado, então esse homem perverte o sentido o que seria humanidade como atitude ética, elevação, sentido de vida social. 

Louco de Poder, comprova, como Hitler, que é humano, muito humano matar, trucidar, tripudiar, fazer de tudo pelo Poder sob a alegação de que compre missão. É triste, mas é humano, profundamente humano.

Sobre a Líbia, diz o Estadão:

Protestos já deixaram 640 mortos na Líbia, dizem ONGs

Entre mortos estariam 130 soldados executados por oficiais após se recusarem a matar civis

AE - Agência Estado
Pelo menos 640 pessoas foram mortas nos protestos na Líbia contra o governo de Muamar Kadafi desde a semana passada, afirmou hoje a Federação Internacional pelos Direitos Humanos. O número é mais que o dobro do reconhecido pelo governo, de 300 mortos.


Segundo a federação, que reúne 164 organizações não governamentais, as cidades mais afetadas são a capital, Trípoli, onde já morreram 275 pessoas, e Benghazi, no leste da Líbia, onde os distúrbios deixaram 230 vítimas. O número foi divulgado pela chefe da federação, Souhayr Belhassen, em entrevista à agência France Presse.

Entre os mortos há "130 soldados que foram executados por seus oficiais em Benghazi por se recusarem a disparar nas multidões", disse ela. Belhassen, que lidera a federação sediada em Paris, afirmou que o número de baixas é baseado em fontes militares para a capital, Trípoli, e em relatos de grupos pelos direitos humanos para Benghazi e outros pontos do país.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse hoje que uma estimativa realista era de que "cerca de mil pessoas" tenham sido mortas nos protestos, de acordo com a agência Ansa. Ontem, o governo de Kadafi admitiu 300 mortes nos protestos, incluindo 111 soldados. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: