quinta-feira, 24 de junho de 2010

 O DIÁRIO DE BICALHO
Honorável Díário,

Melhorei do pé. O que me estraga é o pensamento. Penso, penso muito, sim. Penso, por exemplo, que está em andamento perigosa e solerte conspiração. Não sei bem o que tencionam os que nela estão mancomunados. Mas, só pelo nome, mancomunados, já se tem uma ideia do perigo que representam.

Estou certo de que um mancomunado é quase a mesma coisa que um munido. Se alguém está munido de alguma sinistra arma, e conversa com outro a meia-voz, à meia-luz, em local suspeito e ermo, temo que estejam aí um munido e um mancomunado. Por isso, digo: jamais se aproxime de um mancomunado. Jamais!

Será morto a golpes de tacape, no mínimo.

Aliás, acabo de ver no dicionário que mancomunado é a mesma coisa que acomunado. Será que comunistas são acomunados? Já pensou o lema "Comunistas, acomunai-vos!?". Quer coisa pior do que isso? Além do sujeito ser comunista ainda é acomunado?

Pois bem: essa conjura está crescendo, se alastrando. Soube que já têm até comissários. Comissários. É, comissários. E o que fazem comissários? Comissários saem por aí verificando, vigiando, chamando e punindo. A meu juízo, todo comissário é culpado, culpados até prova em contrário.

Hoje mesmo senti que fui seguido por um padre, velhinho, coitado. Andava meio curvado e parecia olhar para o chão. Depois percebi: ele me seguia e andava como aqueles personagens de desenho animado. Aqueles bem funestos, sabe? Aqueles que andam na pontinha dos pés, os bracinhos estirados para a frente, as mãozinhas caídas? Um sorrisinho sarcástico no canto da boca? São os piores. Não tenha dúvida.

São mancomunados legítimos. Legítimos, viu?! Legítimos!

Então, o padre velhinho me seguiu e, sabe o que ele fez? Tirou do bolso da batina um terço. Sim, usava batina. Padre tradicional, respeitável na aparência. Tirou o terço e tive a impressão de que já corria para me passar o terço no pescoço. Queria me esganar, o tratante. Nisso, o sinal fechou para os carros (eu seguia por uma calçada) e eu atravessei na faixa.

Sorte minha: o padre parou para entregar o terço a uma menininha que o esperava. Fiquei pasmo: como se vê, até as crianças estão sendo mancomunadas. Aposto que aquela menina saiu dali direto para matar a mãe.

Até amanhã, amigo Diário.

Nenhum comentário: