sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Imagem: http://www.topgyn.com.br/conso00/arquivos/loira_24_07_150x200.jpg
O que é um pleonasmo

O amigo Luiz Lopes, que navega no Twitter, me envia esta pequena pérola a respeito do pleonasmo.
Valeu, Luiz, um abraço.
Emanoel Barreto
.....................
Nos idos anos de 1910 Presidia o Brasil o Marechal Hermes da Fonseca. Segundo algumas versões, o Presidente não era muito inteligente, nem possuía uma bagagem cultural razoável.

Certa manhã Hermes amanheceu com os olhos remelados. Procurou o médico da Presidência da República que diagnosticou seu problema: conjuntivite. Na mesma oportunidade, o médico receitou-lhe o uso de óculo escuros durante todo o dia.
No final da tarde o Presidente foi participar de uma reunião com o Senador Pinheiro Machado do RS.

O Senador era líder do governo e pertencia ao Partido Republicano Conservador. Ao ver o Presidente de óculos escuros já quase à noite, o Senador indagou: Presidente o que é isso? De óculos escuros a esta hora? Hermes respondeu: É conjuntive nos olhos. Pinheiro imediatamente corrigiu: conjuntive nos olhos é pleonasmo!

Passado a reunião e já de volta para seus aposentos a esposa de Hérmes quis saber qual era o seu problema. Ele, de pronto, respondeu: Não sei mais. O médico disse que era conjuntive, mas Pinheiro falou que era pleonasmo.

Abraço,
Luiz Lopes
PS: Lopes lembrou-me que essa referência era feita pelo professor Américo de Oliveira Costa, jurista, professor e humanista, de quem fui aluno.

Nenhum comentário: