quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Foto: http://giramundo.files.wordpress.com/2008/01/carregando-o-mundo-nas-costas.jpg
O mundo é uma tautologia. Ou será um pleonasmo?
Emanoel Barreto

Às vezes, ao redigir meus textos aqui, sinto-me tautológico. Tautologia, em uma definição simplista, é dizer sempre a mesma coisa com outras palavras. Ou seja: falo sempre das coisas terríveis do mundo, seus crimes, seus abomináveis senhores e as pessoas, o povo, como se diz, sofrendo as consequências.

Cada novo texto é na verdade um texto velho, reedição modificada do que dissera antes. Ou seja novamente: as tragédias do mundo, agora como pleonasmo de si mesmas. Outro ou seja: entrar para dentro, sair para fora, certo?, é um pleonasmo. Temos assim um mundo em constante e renitente repetição das desgraças históricas e existenciais do Homem na face da Terra.

Pensando bem, o mundo é algo sem solução. Sua tautologia e seu pleonasmo se repetem desde o panis et circensis dos césares até a sofisticação da propaganda, seja direta ou subliminar do tempos de hoje.

Assim, acabo aqui minha tautologia e meu pleonasmo. Mais tarde ou amanhã volto a reescrevê-los. Abraços.

PENSANDO EM VOZ ALTA

Às vezes penso que penso, mas nesse pensar penso que pensei demais, e assim penso que pensar é algo muito difícil e acho que não acho o caminho certo do pensamento que é coisa da mente e a mente, mente.



Nenhum comentário: