terça-feira, 27 de julho de 2010

O talento mágico de um louco sublime

Sônia Furtado
João Maria Alves: o olho do lince
Emanoel Barreto

João Maria Alves, o fotógrafo, lança hoje às 10h no Campus Central da UFRN seu livro de fotos onde capta a luz e a vida na região do Seridó. Publicada pelo Sebo Vermelho, instituição de resistência cultural dirigida pela coragem visionária de Abimael, trata-se de obra nascida de um olhar de lince.

João Maria, o lince, tem aquele olho de mira: age no momento decisivo e transforma a aparente banalidade da vida em cena e faz da cena a foto.

João tem o olhar perplexo, característica dos grandes repórteres fotográficos. Lá se vão trint'anos de lutas. Muitas delas e meu lado. Domínio pleno no equilíbrio de volumes e formas, mas, acima de tudo, o olhar exato e cúmplice da informação.

Uma certa e desnessária timidez o faz calado. O talento fala por ele.

Meu velho amigo, velho lince. Receba o meu abraço. Estarei lá, com você, no lançamento do seu livro.

Um comentário:

soniafurtado disse...

Que maravilha ver um clic meu ilustrando um texto tão importante. Admiro muito o fotojornalista João Maria Alves e tenha a honra de ser amiga de trilhas e fotografias pelo interior do RN. Parabéns por esta vitória e muito sucesso. Infelizmente no horário do lançamento estarei no trabalho e não vou poder lhe abraçar pessoalmente.