quinta-feira, 29 de julho de 2010

O diário de Bicalho O Diário de Bicalho O Diário de Bicalho


Os cenaculadores dizem que Bicalho tem o direito de morrer

Bicalho encontra-se no Cenáculo, onde os Cenaculadores estão todos vestidos de faraó e fazem o povo, que fora comprado em uma liquidação, trabalhar na construção de pirâmides. Bicalho pergunta ao Cenaculador-mor quem é o estranho personagem conhecido como o Embalsamador.

-Quem é o Embalsamador? Perguntei, Dileto Diário. E o Cenaculador fez gesto largo, apontando para uma liteira que era trazida por doze homens. Sobre ela, abanando-se com enorme ventarola, pesadamente sentado, ricamente vestido como nobre egípcio, quem vejo? Não imagina? Veja só: o homem que vinha ali era ninguém menos que Dr. Quaresma, o advogado que supunha meu bom amigo, lídimo integrante da Ordem dos Homens Bons. "Dr. Quaresma?" , mal tive forças para arquejar.

- Sim, sim, sim, meu caro Bicalho. Eu mesmo. Eu sou o Embalsamador. E vim aqui para exercer minha nobre arte e meus finíssimos fazeres. E você terá a subida oportunidade de ser o primeiro a ser embalsamado. Terá sua pirâmide logo logo, após morrer, claro. Que grande honra. E já vamos já já providenciar a cerimônia de sua morte... E será conforme antigos rituais, heim?

- Eu, eu, eu... - balbuciei em pleno medo.
- Não, não, não. Não agradeça, bondosa criatura. Sei que seu pequeno coração está aflito de tanto contentamento - disse e saltou, ágil como um sagui, para o chão, meu Caro Diário.

Percebi que estava em dificílima situação. Minha mente matraqueava uma solução para aquilo. Rapidamente, parti para a defensiva: - Quaresma, você é um traidor. Sempre esteve a serviço da Conspiração.
- Sim.
- Sempre  nos espionou.
- Sim.
- Não era você quem acendia velas e fazia promessas para se livrar de situações difíceis?
- Sim.
- Não foram atentidas as suas promessas para se livrar da Conspiração?
- Sim. Fiz uma promessa e fui iluminado. Se não podia livrar-me da Conspiração, deveria unir-me a ela. E foi o que fiz, para meu grande gáudio. Mas, agora, tratemos de sua morte benfazeja a fim de que possa desfrutar de sua pirâmide - asseverou, gritando em seguida: "Lacaios, tragam os instrumentos!"

Entram dois homens munidos de ferros, facas e estiletes. "É o meu fim", pensei. Mas, eis que, de repente, troa uma voz a meu favor. Entra pela porta a figura exponencial do Dr. Roboão, de quem eu nunca havia lhe falado, Diário Caridoso. Dr. Roboão, o advogado da Augusta e Responsável Ordem dos Homens Bons, Frequentadores de Porões.

Vestido com poderosa e imponente toga, ergueu o braço causídico e disse: "Basta!" - todos tremeram. E ele continuou: - Estou aqui em defesa deste réu sem culpa formada.

Um Cenaculador interpôs recurso: - Não se trata de um réu. Mas de um abençoado pela Fortuna. Homem dotado de suntuosa sorte, não vê? Ele e o povo que trabalha nas pirâmides, louvando e Ísis e Osíris, seu esposo.

Dr. Roboão redarguiu: - Vejo aqui enorme farsa . Contra este homem e contra o povo que moureja na construção daquelas pirâmides - e apontou a massa de desgraçados que arrastava pedras enormes. Continuou: - Como pode a morte ser prêmio e o trabalho forçado ser louvor?

O Cenaculador, pomposo, respondeu: - Nesta casa imperam a lei e a ordem. A lei e a ordem que queremos que sejam a lei e a ordem; e a lei e a ordem querem que queiramos que elas sejam a lei e a ordem, e assim sucessivamente. Então - enfatizou -, a lei e a ordem dizem que o absurdo deve ser regente, e a desigualdade algo permanente e de muito bom-tom. 

- Absurdo, e ridículo absurdo, são essas roupas de faraó! - bradou o Dr. Roboão. - Povo! - gritou - povo!, venha cá povo, para ver como é ridículo o poder que vos domina. Um bando, um magote de homens vestidos à fantasia - e os trabalhadores largaram seu trabalho bruto e vieram ver o ridículo.

E quando viram o ridículo, Diário Amigo, os trabalhadores começaram a rir. O cenáculo era um baile de máscaras - o povo compreendeu. E os Cenaculadores entraram em pânico. Estavam desmoralizados. Fugiram espavoridos. Saíram feito loucos. Em seguida o povo, eu e o Dr. Roboão saímos também. Assim, Diário Confidente, escapei da Conspiração. Pelo menos por enquanto. Amanhã voltarei a me reunir com o Honorável Rabaça, Deão da Ordem dos Homens Bons. Vamos traçar planos para o futuro. Precisamos redobrar os cuidados.

Atenciosamente,
Bicalho

Nenhum comentário: