quinta-feira, 15 de julho de 2010

O DIÁRIO DE BICALHO - CONTINUAÇÃO


Dona Zulma, a mulher protetora


A Conspiração, Diário Sábio, está em andamento. Para enfrentá-la, a Ordem dos Homens Bons mobiliza notáveis e valorosos esforços. Imagine você, que temos Departamentos especializados nessa proteção.

Temos, por exemplo, a Diretoria de Álibis. Importantíssima. Trata-se de órgão que confecciona, e isso diariamente, documentos e mais documentos a respeito de todos os nossos afiliados com o intuito de, caso seja preciso, a qualquer momento serem sacados e exibidos às terríficas autoridades que compõem a Conspiração.

Quando um Homem Bom é acusado de estar num determinado local onde houve qualquer coisa que perfidamente o incrimine, logo comparece advogado e exibe o álibi, mostrando que ele estava em outro local, incluindo fotos e testemunhos assinados.

Existe também a Diretoria de Passes e Fugas. Outro grande serviço. Com ela, temos passagens de avião, ônibus, canoas, catraias, botes, balões, asa delta, carrinho de supermercado, qualquer coisa que ande ou voe. E escapamos, caso o álibi não seja acatado.

Outra coisa: a Diretoria de Disfarces. Ah!, meu amigo, essa é incrível. Temos à disposição todo tipo de disfarce. Simulação e dissimulação garantidas. Grande e humanitária obra. Ontem mesmo experimentei um deles.

Vesti-me de arcebispo. Assim paramentado dirigi-me a importante repartição onde fui recebido com honras e deferências. Incrível, amigo, o que a desfaçatez pode nos proporcionar. O fingimento, caríssimo, é essencial hoje em dia. Enganei a todos e ainda fui agraciado pelas virtudes da minha enganação. Enganar, meu caro, é essencial.

Afinal, a Ordem nos proporciona a Diretoria Geral de Obscurecimentos, que comanda todas as demais. Trata de tudo o que se possa imaginar: manipula documentos, providencia desaparecimento de outros que sejam inconvenientes, redige cartas, apelos e convocações à representação internacional da nossa Ordem para que nos ajude.

E tudo, tudo isso, sincero diário, é comandado por uma mulher. Sim!, a única mulher que teve permissão para ingressar na Ordem. Falo da Senhora Dona Zulma, a Altaneira. É ela quem providencia tudo e nos garante total segurança em nosso agir. Quero dizer, em nossas defesas.

Assim, colendo diário, estou em total amparo. Há pouco, só para citar um exemplo, recebi estranho telefonema. Ouvi uma voz de pessoa péssima. Voz soturna e gutural de homem  que procurava por um certo Obdonaldo. Imagine só! Obdonaldo? Boa coisa não deve ser.

Quando me identifiquei, a voz desculpou-se e disse que era ligação errada. Entrei em pânico. Alguém me confundindo com um Abdonaldo? Não, jamais, em tempo algum! É a Conspiração. É a Conspiração que está em meu encalço.

Liguei para Dona Zulma que em quinze minutos descobriu tudo: era o dono de uma agência funerária. Mas, pressurosa, aquela magnífica dama me tranquilizou: já havia providenciado para que ele fosse enviado à Birmânia e aeli entregue a estranhas gentes. Estou livre, escapei dessa, mas atento sou.

Afinal, agentes funerários, segundo soube, são representantes da Morte e com ela têm comércio. Ganham por cada caixão que vendem e ainda levam dez por cento. Dizem que a Morte faz parte da Conspiração.

Agora, Dona Zulma está prestando atenção é nos filhos do agente funerário. Podem querem vingança, ela disse, e assim providenciou para mim disfarce de... agente funerário.

Vestido como um, posso passear entre eles e jamais serei capturado e enterrado vivo. Grande Dona Zulma. Talvez eu até mesmo abra uma agência funerária.

Um abraço,
Bicalho

Nenhum comentário: