segunda-feira, 17 de abril de 2006

A natureza

De Zilda Neves recebi o texto que segue:


A tristeza do lilás ou roxo é sobrepujada pela VIOLETA. Nas flores, ela é representada no amor-perfeito, na hortência, na alamanda, no formoso ipê e na flor que leva seu nome, violeta. Tão lindas e singelas...

A cor ANIL, na esfera de nossa Bandeira, recebe o brilho das constelações. Nos jardins, são lindos miosótis pequeninos, que a representam. Nos olhos de uma criança, são duas contas azuis, suaves, que passam tranqüilidade...Jardins, florestas, matas.

Em todos, está presente o magnífico VERDE. É a cor da esperança: no amor, no sucesso, na vida. Árvores, arbustos, caules, folhas sempre verdes, enfeitando a natureza.

Ah! AMARELO. Como é lindo ver um girassol com suas pétalas voltadas para o “Astro Rei”, irradiando energia. Lindas flores, com essa cor, embelezam os canteiros: dálias, rosas, tulipas, como se fossem um tapete coberto de ouro!

Mescla do brilho do ouro, com a vitalidade do vermelho paixão, o ALARANJADO está sempre presente nos arranjos florais ou na composição de estampados, nas passarelas.

Sensual é a representação do VERMELHO: o amor. Pulsa nos corações apaixonados. Cor quente, abrasadora, arrastando consigo a paixão... Nas rosas, significam a cumplicidade. Nas tulipas, uma declaração de amor. Nas dálias exuberantes, uma linda mulher. Na calliandra, o rouge nas bochechas de uma criança... Todas, literalmente, representam o coração!Paz! Tão desejada, tão almejada pelo homem, num mundo cheio de guerras e conflitos.

O BRANCO, em todos os momentos traz serenidade, harmonia. É a cor da pureza tão bem representada nos lírios.O Arco-Íris é um fenômeno da natureza, onde ocorre o encontro da chuva e do sol ao mesmo tempo. A luz solar branca sofre decomposição, dando origem às luzes coloridas: violeta, anil, azul, verde, amarelo, alaranjado e vermelho.

Esse fenômeno, conhecido popularmente com “arco-da-velha”, quando ocorre, traz alegria para adultos e crianças que correm pelos jardins, bosques e praças, misturando-se com o colorido das flores... Tem sido tema no folclore, na literatura e aqui mais uma vez, motivo de inspiração!
*****

4 comentários:

renatamar disse...

O mundo não teria a mesma representação se não existisse as cores. Esse texto fala muito bem disso. Gostei muito!

abs profesor,

Anônimo disse...

Senti falta do "pensamento" que sempre coloca no título do texto, valorizando-o.
Em "Madrugada" muito me sensibilizou com "Ora direis ouvir estrelas..."(Olavo Bilac) foi acertadamente ao ponto ferido e cicatrizado...

Anônimo disse...

obrigada às palavras tão gentis e sinceras de .:feitiço.poti:.

Anônimo disse...

Gostaria de ter um blogger ; tentei fazê-lo fui até o cadastramento ,mas não soube completar . Posso ter sua ajuda?
htt://gpreosa.blogspot.com ...e depois???