sexta-feira, 21 de abril de 2006

O petróleo é nosso. O petróleo é nosso?!!!

"O insucesso é apenas uma oportunidade
para recomeçar, com mais inteligência."
Henry Ford

Abaixo, transcrição de matéria do Estado de S. Paulo. Depois, um comentário.

Lula irá à plataforma para imitar Getúlio

Ele deve repetir o gesto dos anos 50 e mostrar mãos sujas de óleo Nicola Pamplona - RIO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobe hoje pela segunda vez na plataforma P-50, desta vez para anunciar a conquista da auto-suficiência na produção nacional de petróleo.


A expectativa é que ele repita, em frente às câmeras, o gesto de Getúlio Vargas, que, no início da década de 50, mostrou as mãos sujas de óleo aos fotógrafos em ato para comemorar a descoberta de um poço de petróleo pela então recém-criada Petrobrás.

Por motivos de segurança, a viagem do presidente à plataforma enfrentou resistência de técnicos da estatal, mas a promessa de boas imagens em ano eleitoral pesou na decisão dos organizadores da festa.
Além da comitiva presidencial e de executivos da empresa, pelo menos dois helicópteros foram reservados para o transporte de fotógrafos e cinegrafistas à P-50. Por causa da limitação no número de pessoas que podem embarcar ao mesmo tempo na plataforma, não será permitida a presença de repórteres na visita. __________________

Além do comportamento marqueteiro do presidente Lula, é de se lamentar algo mais, com releção à Petrobrás - grafo sempre Petrobrás porque assim o termo deve ser escrito, já que se trata de um oxítono. Sem o acento agudo, a marca apenas adequou-se ao idioma inglês, que desconhece acentuação. Ou seja, a Petrobrás apenas adequou-se aos interesses de seus parceiros-mentores internacionais.

Se alguém se recorda, a retirada do acento tônico ficou envolta num princípio de escândalo, quando a empresa queria gastar milhões com a mudança na marca. Que me lembre, foi impedida a tempo. Ficou só na retirada do acento agudo.

Pois bem, este artigo será curto e eminentemente interrogativo. Eis o que se segue:

Por que a Petrobrás, que se gaba tanto de ser uma empresa eminentemente nacional, a maior delas, vende gasolina tão cara ao sofrido povo brasileiro?

Por que é tão cara essa gasolina, se o Brasil já alcançou a auto-suficiência em petróleo?

Por que a Petrobrás adiciona álcool à gasolina, deixando a sociedade refém dos usineiros?

Por que o governo não determina que todos os carros já saiam de fábrica com a possibilidade do uso de gás como combustível, em vez de gasolina ou álcool? Ou, pelo menos, com a possibilidade de múltiplos combustíveis?

Houve uma época uma grande campanha cívica em favor na nacionalização da exploração do petróleo. Era a campanha "O petróleo é nosso."

A meu juízo, restou uma perplexidade: "O petróleo é nosso?" Você acha que a direção da Petrobrás está pelo menos um pouquinho preocupada com seu bem estar, sua segurança, com suas despesas com combustíveis? Se alguém pensa assim, ou é um tolo ou muito mal intencionado.

PS: a culpa não é do Governo Lula. A Petrobrás há anos explora o povo brasileiro, às custas de manter essa conversa de empresa nacional. Não sou privativista. Defendo a empresa estatal. Só não posso admitir que se monte uma situação que se vem sustentando ao longo da história, o povo não se beneficia de nada e ainda tem de engolir uma miragem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não lembro quem foi o entrevistado, mas, na época da pendenga da refinaria, um deles me disse: "A Petrobras é estatal quando lhe convém. É privada quando lhe convém".