sexta-feira, 14 de abril de 2006

A alquimia de Alckmin

"Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo:
nem ele me persegue, nem eu fujo dele,
um dia a gente se encontra."
(Mário Lago)

O candidato à presidência da República Geraldo Alckmin está no Nordeste. Veio "nos ver" e "ser visto". As notícias estão dando essa informação. Vai assistir hoje à encenação da morte de Cristo em Fazenda Nova, Pernambuco, e amanhã participa de um megaalmoço com líderes de partidos que poderão apoiar sua candidatura.

O Nordeste só serve para isso mesmo: candidatos quase anônimos nacionalmente vêm aqui para nos usar como laboratório sócio-comunicacional, querem se tornar personalidades de mídia, atrair a atenção do público, testar a sensibilidade do nordestino a um novo produto político.

É assim, com essa alquimia política, que Alckmin vai tentar fazer decolar nesta região sua candidatura. Vai chegar com um sorriso implantado na boca, a mão estendida por alguns segundos a pessoas na rua e no sertão, buscando mimetizar à sua imagem os desejos, sofrimentos, insatisfações e desencantos do Nordeste.
É triste, mas ele vem para ser visto. E espera, com sua alquimia, fazer passar por algum tubo de ensaio o pensamendo do nordestino para, depois desse processo, transformar o povo em voto e a perplexidade com essa sua atitude de cálculo eleitoral em esperança.
E enquanto sua mulher, dona Lu, fica em São Paulo experimentando vestidinhos caríssimos, ganhos de presente, ele, travestido de líder, quer dizer ao nordestino que essa fatiota, essa fantasia de líder, lhe cai bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro professor, tenho sido leitor e divulgador constante do seu blog. Aqui uma sugestão: depois de consolidada as candidaturas para o Governo do Estado do RN, faça entrevistas com os candidatos e publique-as aqui. Será uma excelente fonte de informação.

Anônimo disse...

Concordo com o Arthur. As informações publicadas com suas entrevistas aos candidatos ajudarão em decisões posteriores ao eleitorado.Mesmo não sendo do meu Estado, acompanharei para conhecimentos políticos em geral.