sexta-feira, 21 de abril de 2006

Flores no meu caminho

"Se não houve frutos, valeu a beleza das flores;
Se não houve flores, valeu a sombra das folhas;
Se não houve folhas, valeu a intenção da semente."
Henfil


É de Zilda Neves a crônica que recebi e publico. Vejamos:

A natureza é bela. Em qualquer lugar, a qualquer momento tudo fica lindo. É a presença das flores enfeitando a vida com seus matizes. No meu caminho, elas estão sempre presentes, deixando suas marcas. Ainda pequena, aprendi a admirá-las e delas cuidar com muito carinho nos jardins da casa de meu pai, português, onde as rosas de várias espécies e cores eram as suas prediletas.

Os canteiros eram embelezados por violetas, crisântemos, dálias, lírios, copos de leite e cravos, hoje pouco cultivados. A admiração era sempre voltada para as flores plantadas, e somente em ocasiões muito especiais, uma ou outra era cortada e colhida.Pela primeira vez, tive em minhas mãos um buquê de rosas, brancas, lindas! Era o dia do meu casamento.

O tempo passou... elas murcharam, perderam o frescor, colocadas ao acaso, assim como o meu matrimônio. Ao longo de minha trajetória de vida, no meu trabalho, sempre que possível elas estavam presentes.: num vasinho ou em uma jarra, em minha mesa. Como todo ser humano, minha vida foi vivenciada com algumas histórias: as margaridas, num “mal-me-quer” ou “bem-me-quer”, serviam de brincadeira, com esperanças de terminarem num bem querer!

Os brincos-de-princesa eram colhidos, colocados em minhas orelhas, como se jóias fossem. Dizem os entendidos num ditado popular: “Lá de trás daquele morro tem um pé de manacá, nós vamos casa e vamos pra lá...” A esperança de um novo amor renasce...O leitor se lembra do buquê de rosas brancas?

Pois bem, alguns anos atrás, no dia do meu aniversário, ganhei um lindo buquê de rosas, igual àquele, porém: vermelhas, sensuais, cor da paixão, que mais uma vez marcou meu caminho, dessa vez espero, para sempre...

Um comentário:

Anônimo disse...

A excepcionalidade da crônica determina que a autora seja parabenizada.
Espero ve-la outras vezes no mesmo espaço que ela enobrece. Jardineiro