quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O bêbado e o pé do muro

No texto que fala da política como vocação, Max Weber também alude àqueles que se apegam ao Poder pelo poder, gananciosos de sua própria ganância, famintos e ávidos pelo poder e seus periféricos e a este ligados pelas sinapses da corrupção. É o que temos neste país, onde políticos e quejandos nos levaram à situação em que corruptos e corruptores se naturalizaram como atores do processo administrativo e o integram de maneira orgânica. Administração sem corrupção é quase como falar em pulmão onde não exista o ar.
http://www.google.com.br/imgres?q=b~ebado&hl=pt-BR&client=firefox

Política aqui é coisa de brincadeira; sempre se ajeita uma situação, ninguém é punido, e acima de tudo criam-se sempre caminhos que levam à roma da corrupção. 

O próprio ato de escolha dos políticos se transforma numa jogada, num drible de corpo à decência, à moral, até mesmo ao bom senso. Exemplo claro é essa lei que permitirá, pior,obrigará o natalense a eleger não mais 21 vereadores, mas 29.

Qual a justificativa, qual o motivo? Precisamos de mais gente para dar atendimento a alguma demanda social que esteja exigindo esforço de Hércules aos vereadores para legislar ininterruptamente, de forma que os atuais mandatários estejam sem tempo de redigir leis e precisem ao adjutório de novos e mais colegas? Estamos diante de alguma situação kafkiana em que se exija que todos os comportamentos municipais sejam disciplinados, até mesmo a micção de um bêbado ao pé de um muro ou o  chute numa lata de cerveja?

http://www.google.com.br/imgres?q=b~ebado&hl=pt-BR&safe

Não creio. Creio e creio firmemente, que isso é resultado do caldo de cultura política que rege os nossos destinos públicos como uma festa, mais que isso uma farra delirante, um apocalipse primoroso e desejável, justificado pela urgência de termos a nosso dispor um colegiado de sábios de ocasião, extremamente preocupados com a discussão de qual a cor do cavalo de Napoleão ou se Cleópatra era mesmo a mulher ideal para César.

Natal não precisa de mais vereadores, mas, do jeito que as coisas estão, e chegando os novos vereadores, suspeito que até mesmo os bêbados passem a pagar multa...

Nenhum comentário: