terça-feira, 4 de outubro de 2011

De  volta aos bárbaros

Filme a que nunca assisti, mas cujo título ficou na memória foi o assunto que motivou o leitor Manoel Vilaça a me enviar email: O ocaso dos bárbaros. Ele assistiu e, lendo este coranto, encontrou crônica que escrevi, falando a respeito. Animou-se e enviou o email: também a fita foi marcante em suas lembranças.

Tinha eu uns 14 anos quando passava em frente ao Rex e ali vi as fotos no mostruário do cinema que para mim era um território de aventuras: em preto em branco, as imagens mostravam a figuração clássica de Hollywood do que para seus diretores eram os bárbaros: homenzarrões brutais, cobertos de peles de animais, capacetes com chifres de boi. 

Parei e fiquei olhando cada fotografia, imaginando-me parte daquelas tropelias, lutas e glórias. Lembro-me de foto em que um sujeito, munido de colossal estrutura física, ensinava uma linda mulher a usar um arco. Mas fiquei por aí: não vi o filme, o que de alguma forma foi compensador. Passei, dias seguintes, horas e horas revendo um filme que jamais assistira. Nos meus caminhos de menino enfrentei os inimigos dos bárbaros, galopei suas pradarias, enfrentei suas nevascas. 

O filme me impressionou até no nome. Não sabia o que era "ocaso". Minha Mãe me explicou. Assim, no mínimo aprendi uma palavra nova. Mas, muito mais que isso, ganhei, durante um tempo na minha infância, amigos desconhecidos ao lado de quem participei de grandes batalhas. 

Abaixo, a carta de Manoel Vilaça, a quem mando um grande abraço. Quando quiser escrever, escreva e conte as novidades, rapaz. (EB)

Sr. Emanuel, bom dia.
Sobre o filme "O Ocaso Dos Bárbaros" eu o assisti no cine Rex
em 1965 ou 66 ("puraí" assim), tinha mais ou menos 15 anos, lembro-me bem; assisti uma vez só no seu último dia de exibição. Porém este filme ficou gravado na minha mente até os dias de hoje. O que me fascinou neste filme foi o título "O Ocaso" e por ser o 1º filme de bárbaro que assisti; fiquei fascinado pela história. 

Desde Então nunca mais o vi nem o assisti, nem comentário algum em revista do gênero ou jornal, a não ser o "seu", depois de procurar insistentemente sobre "O Ocaso Dos Bárbaros". Jamais filme algum da minha adolecência guardo tão forte memória e lembranças. Por acaso o sr. me dá notícias dele, ja que há mais de trinta e cinco anos o busco no eixo São Paulo-Rio e nunca o encontrei?h

3 comentários:

Programa Cinesom/ Cabine de Cinema (E.E.) disse...

O filme em questão "O ocaso dos bárbaros" acredito que seja Ilya Muromets (1956)do diretor russo Aleksandr Ptushko. Você pode encontrar alguns dados sobre o filme no IMDB. sinopse:A mythical knight goes on an epic journey and fights barbarian hordes in an ancient land.

Programa Cinesom/ Cabine de Cinema (E.E.) disse...

O filme "O ocaso dos bárbaros" acredito que seja "Ilya muromets" (1956) do diretor russo Aleksandr Ptushko. Você pode encontrar mais dados do filme pelo IMDB. Veja abaixo a sinopse: A mythical knight goes on an epic journey and fights barbarian hordes in an ancient land.

Espero ter ajudado!
Abs!!

Unknown disse...


Este maravilhoso "Conto de Fadas" nunca saiu da minha memória. Assisti na década de 60


não me lembro do ano, no Cine Mascote no Méier.Lembro de um ser enorme que assoprava um vento que varria tudo a sua volta.

Natalia Vasserman