sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Explode o temor da crise

Deu na Folha:

Os mercados tiveram ontem o dia mais nervoso desde a crise financeira de 2008 e elevaram o receio de que a economia mundial entre em novo período de recessão.
As Bolsas caíram na Ásia, na Europa e nas Américas -a de SP teve um dos piores desempenhos no mundo, perdendo 5,7%.

O dia começou com ação do Japão para desvalorizar o iene, para onde investidores preocupados vinham fugindo.

A decisão do Banco Central Europeu de comprar títulos de países em crise, deixando claro que a situação no continente ainda é grave, aumentou o pânico. Investidores se desfizeram de ações e buscaram proteção no Tesouro americano, apesar da crise dos EUA. O retorno sobre os papéis despencou.

Para tentar reanimar a economia, voltou a ser cogitada nova rodada de compra de títulos pelo governo americano.
...........

Os anúncios de crises são sempre assim: o "mercado" está "estressado", em "pânico" e os "investidores" estão temerosos. O que não se diz é que são essas mesmas pessoas quem provoca a debacle, o caos. Querem lucro a qualquer preço, passam por cima de princípios éticos e morais os mais comizinhos e afinal, quando instauram a bagaceira, dizem que há uma crise. E lá  vem o Estado, com recursos da sociedade, salvar esses tipos, signatários de uma economia improdutiva e locupletária: a economia financeira. Vamos esperar para ver. No fim, quem trabalha paga o pato: inocentes, como a criança na foto da primeira página.

Um comentário:

Anônimo disse...

E é incrível como os mesmos que provocam a crise são os que mais lucram com ela, política e economicamente.
Grande abraço,
fagner