terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dinheiro nosso na mão do milionário
Vejo nas coisas de jornal da Folha que está em andamento mais uma intentona: a campanha eleitoral paga com o dinheiro do povo. Acrescendo-se a isso o fato de que empresas poderiam continuar doando dinheiro a candidatos que representarão seus interesses nas Câmaras Municipais, Assembleias Leglslativas, Câmara dos Deputados e Senado. Ou seja: a ideia é fornir por inteiro a carteira dos políticos, abrindo-se as torneiras até o ponto de sufocação - se é que político pode ser sufocado com dinheiro. 

A proposta, ao que suponho, é institucionalizar a roubalheira, garantindo dinheiro à tripa forra a esses profissionais das leis e da governança. Enquanto isso, falta verba para saúde, educação, cultura, esporte, estradas e segurança. Aqui no Rio Grande do Norte não houve dinheiro para atender às reivindicações dos professores, que foram humilhados e esmagados pela governadora Rosalba. Mas haverá dinheiro para pagar campanha de milionário rumo a mais um mandato.Triste, não?

GOVERNOS DE LULA
Vejo também na Folha que Lula encomendou a Fernando Morais livro a respeito de seu período de governo. Diz o jornal: "O biógrafo de Olga Benário, Assis Chateaubriand e Paulo Coelho agora vai assinar a história oficial do governo Lula (2003-2010).Autor de best-sellers premiados, Fernando Morais foi convidado pelo ex-presidente para organizar um livro sobre seus dois mandatos.Ele diz que o modelo da narrativa ainda não foi definido, mas deixa claro que a obra reproduzirá sua simpatia pelo protagonista."
A obra, ao visto, será na verdade uma ação de merchandising político. É história viva e ainda não é tempo de ser vista - ou revista - no calor de seus próprios acontecimentos. Lula é ainda personagem palpitante, está vivo e tem expectativa histórica de voltar ao Poder. Assim, livro a respeito de seus governos, com enquadramento a favor ou contra, perde-se no vazio da louvação histriônica ou oposicionista enlouquecido. Falta distanciamento histórico, análise sensata, madura e serena que só as léguas do tempo podem permitir. A obra pode resultar em coisa pífia e lamentável.

BOA NOTÍCIA PARA OS CRIMINOSOS
O governo do Estado paga fortunas em comerciais na TV para anunciar que nosso falido RN está em vias de entrar no Paraíso. Mas, entre a realidade midiática e a realidade mesmo, a vida em si, há enorme diferença. Nessa realidade real temos o seguinte: falta dinheiro, por exemplo, para pagamento à polícia militar a fim de que faça rondas e blitzen. Não há verba para o pagamento de diárias. A isso os bandidos brindam e elogiam o desempenho negativo do governo estadual.

A MARCA DA BRUTALIDADE
Leio estarrecido no Diário de Natal: 
"O caso de Maria de Lourdes Araújo completou a maioridade prevista na Constituição. Há 18 anos ela espera por uma cirurgia que vai corrigir seu problema de flebite - nome dado às acentuadas varizes que tem nas pernas - no Hospital Universitário Onofre Lopes. Exercendo sua condição de cidadã, Denise Araújo Correia, 28 anos, filha de Maria de Lourdes, escreveu uma carta para o Diário de Natal relatando o sofrimento da mãe de 59 anos, que passou por várias tromboses, internações, e vai recorrer à Justiça para poder ter seu direito à saúde garantido após quase duas décadas de espera. O caso de Lourdes é um no universo da enorme fila do hospital, que segundo informações não oficiais, chega a mil pacientes. A diretoria do Onofre diz que existe espera desde 2001, mas não confirma quantas pessoas aguardam pelo procedimento cirúrgico."

---- Enquanto isso, sobra dinheiro, sai até pelo ladrão, para esbanjar com a Copa do Mundo, com festejos e outras quinquilharias administrativas que tando encantam os governantes. A realidade desses a quem se chama de povo é aterradora. O povo vive mal e com certeza tem medo até do dia seguinte. 

Nenhum comentário: