quinta-feira, 21 de janeiro de 2010


http://jacacarambola.files.wordpress.com/2008/02/300_tv2.jpg
Informação é poder
Emanoel Barreto

A coluna Panorama Político, assinada pela jornalista Ana Ruth Dantas, na Tribuna do Norte, informa:

 A capital do Oeste ganhará um canal de TV aberta. O processo de concorrência já foi deflagrado.


Estão disputando a concessão 12 grupos, sendo dois potiguares, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (marido da senadora Rosalba Ciarlini) e o ex-deputado federal Laíre Rosado (marido da deputada federal Sandra Rosado).

O assunto é notícia hoje na coluna de César Santos, do jornal De Fato. Veja a nota:


Concorrência…

Das 24 propostas iniciais para um canal de televisão aberta em Mossoró, apenas 12 continuam no páreo. A outra metade foi eliminada nas duas primeiras etapas, entre elas a TV Princesa do Vale, projetada pelo reitor Milton Marques. A última etapa da licitação está prevista para o mês de março, quando serão abertos os envelopes com as propostas econômicas.

acirrada

Das 12 habilitadas, apenas três são do Rio Grande do Norte: Costa Branca, do grupo InterTV; TV Potiguar, do ex-deputado Carlos Augusto e do empresário Elviro Rebouças; e a TV Resistência, do ex-deputado Laíre Rosado, representado pelo professor Pedro Almeida. As outras nove são de todo o país.
....
Os registros jornalísticos confirmam o aforismo de que informação é poder. Não é à toa que os ex-deputados Laíre e Carlos Augosto Rosado estão na disputa. Representantes de um grupo político-familiar que desmembrou-se em processo de guerra intestina, buscam agregar capital midiático que facilitaria enormemente sua capacidade proselitista naquela região do Estado.

Oficialmente, atores políticos não podem deter controle de empresas de comunicação no segmento TV e rádio. Oficialmente. Na prática, todos sabemos que no Brasil há, por trás de todo sistema de comunicação, interesses políticos bastante ponderáveis.

E mesmo quando TV, rádio e jornal não estão sob controle direto de políticos com ou sem mandato, têm ligações orgânicas com o sistema de mídia. A Rede Globo que o diga. É o Sistema Globo, em seu todo, um poderoso organismo atuante na sociedade civil, mesmo não tendo entre seus diretores alguém com assento em qualquer parlamento.

A concentração de mídia nas mãos de políticos é histórica e traz, não tenha dúvida, perigosas consequências à democracia, uma vez que as vozes dos segmentos despossuídos não se fazem ouvir em sua cotidianidade editorial. A disputa em Mossoró é apenas mais um passo na reprodução desse sistema.

Nenhum comentário: