quinta-feira, 14 de janeiro de 2010



Imagaem:http://tortura.files.wordpress.com/2006/09/torture-05.jpg
A bizarra enquete da Folha
Emanoel Barreto

A Folha Online está fazendo uma - estranha - enquete com seus leitores. Leia o texto: O Programa Nacional de Direitos Humanos, criado por meio de decreto do presidente Lula, dividiu os ministros do governo federal. O plano prevê a criação da Comissão da Verdade, com objetivo de apurar torturas e desaparecimentos durante a ditadura. O ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) disse que pedirá demissão se o programa sofrer mudanças para investigar os militantes da esquerda armada durante a ditadura. Você acha que o plano deveria investigar os torturados e os torturadores?
63%
1.005 votos Sim
37%
588 votos Não
Total: 1.593 votos
.....
Não é preciso entender muito de jornalismo ou de análise de conteúdo para que se perceba um texto eminentemente editorializado. Há uma opinião no subtexto que afirma de forma bizarra: vítimas devem ser investigadas.

Pergunto: qual a sua culpa? A culpa de serem vítimas? É tão estanho, na verdade tão terrível a posição do jornal, que chega a lembrar a Santa Inquisição, em que os tormentos eram tidos como beneplácito da Igreja para com seus perseguidos.

Lembrai-vos que as penas e suplícios eram aplicados para "purificar" os torturados. Culpados por antecipação, os tormentos serviriam para lavar-lhes as almas. Assim, chegariam ao Paraíso sem culpa...

Nenhum comentário: