quarta-feira, 23 de agosto de 2006

E então, foi proibido mostrar foto de mulher nua no metrô de Tóquio

"As celebridades não têm profissão,
trabalho, esforço, não têm biografia.
O pior é que os jovens acreditam nestas
pessoas e deixam de fazer coisas sérias por isso"
Nélida Piñon - Escritora

A Folha On Line está noticiando o seguinte: "O metrô de Tóquio recusou que uma imagem da estrela pop Britney Spears grávida e nua seja exibida em seus espaços para propaganda. Segundo a administração do metrô, a fotografia é 'muito estimulante' para os jovens japoneses. A imagem da cantora já havia aparecido em agosto na capa da revista norte-americana Harper's Bazaar e vai figurar na capa da edição japonesa de outubro."

No aeroporto de Confins, em Minas Gerais, há um grande painel que diz algo mais ou menos assim: "Os grandes monumentos de Belo Horizonte não estão nas ruas e praças." Em seguida, anuncia o nome de uma casa de prostituição de luxo, onde os "monumentos", mulheres belíssimas, cujas fotos ilustram o painel, são mostradas.

A foto de Britney na Harper's, a rigor, para o Ocidente, não tem maior apelo. Em verdade, ela, para os nossos padrões, até que está muito recatada, até porque a revista é voltada para o público feminino, cujas intenções ao folhear uma revista como aquela são bem diversas de um leitor da Playboy, por exemplo.

Mas a direção da revista e a direção do metrô de Tóquio encontraram uma solução: será colocada uma tarja sobre os braços da artista, cruzados sobre os seios, o que por si só - puro exagero - já impede a sua visão. Na tarja, um pedido de desculpas por esconder uma parte do corpo da futura mamãe.

No caso, temos os dois extremos: uma visão tacanha, tola, atrasada da direção do metrô - uma vez que Britney é um produto de consumo de massa, mas não uma prostituta - e a publicidade escancarada de mulheres de programa no aeroporto.

No primeiro caso temos no mínimo um equívoco; no segundo, um crime. E as autoridades locais sequer mexem um dedo. Na verdade, o ponto a que quero chegar é o seguinte: uma sociedade chegando à obtusidade em termos de organização e burocratização de comportamentos coletivos e, do outro lado do mundo, outra sociedade que permite publicidade de prostituição à solta.

O turismo sexual no Brasil tomou contornos preocupantes, não só pelo fato de que sinaliza interligações com o tráfico de drogas e aporte de criminosos, mas acima de tudo porque traz em seu vácuo centenas e centenas de jovens e mulheres de origem humilde, que vêem nisso uma solução de vida.

Britney é uma celebridade, um produto para consumo de massa, será usada pelo sistema, usará também o sistema do qual é parte integrante e um belo dia será substituída por outra. Ao final da carreira estará certamente rica.

A prostituta, ao contrário, terá chegando a um estágio de decadência tamanho, que, ao ver um antigo retrato seu, sentirá que não valeu a pena.

Nenhum comentário: