quinta-feira, 13 de outubro de 2011



Do Diário do Nordeste

Receita apreende lixo hospitalar dos EUA

Recife. Um contêiner vindo dos Estados Unidos e contendo lixo hospitalar foi apreendido ontem pela Alfândega da Receita Federal, no Porto de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Lençóis sujos, seringas, luvas usadas, entre outros objetos, estavam no contêiner.

Na documentação de importação, constava que a carga era formada por tecidos com defeito, que seriam enviados à cidade de Santa Cruz do Capibaribe, uma das integrantes do polo têxtil do Agreste pernambucano. A carga foi inspecionada pelos auditores-fiscais da Receita Federal que, com o achado, acionaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer a análise do material.

Na próxima quinta, a Anvisa deve divulgar um laudo oficial sobre o caso, o que vai permitir à Receita Federal tomar as medidas necessárias em relação aos envolvidos com essa importação fraudulenta. Os nomes das pessoas e empresas envolvidas não foram divulgados, por causa do sigilo fiscal.

Não é a primeira vez que são descobertas nos portos brasileiros cargas com lixo de outros países. Em 2009, quase 300 toneladas de lixo tóxico vindas da Inglaterra foram parar ilegalmente no Porto de Santos.

Nenhum comentário: