quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Circulação cai, mas jornais ainda alcançam mais leitores que internet

Segundo pesquisa da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias, a circulação aumentou na Ásia e declinou em mercados maduros do Ocidente


Economia & Negócios
SÃO PAULO - A circulação de jornais caiu na imprensa mundial no ano passado, mas foi mais do que compensado por um aumento na audiência digital, diz uma pesquisa da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês). O estudo anual traz as tendências da imprensa mundial. 

"A circulação é como o sol. Continua a subir no Oriente e declínio no Ocidente", compara o diretor executivo da WAN-IFRA, Christoph Riess. O executivo apresentou a pesquisa anual no Congresso Mundial de Jornais e no Fórum Mundial de Editores, em Viena, Áustria.
A pesquisa mostra:
- Os padrões de consumo de mídia variam amplamente no mundo. A circulação de impressos é cada vez maior na Ásia, mas há declínio em mercados maduros no Ocidente.
- O número de títulos a nível mundial está se consolidando.
- A principal queda está em diários gratuitos. 

- Para os anunciantes, os jornais estão mais eficientes e eficazes do que outras mídias em termos de tempo de anúncio.
- Jornais atingem mais pessoas do que a internet. Em um dia típico, jornais alcançam as pessoas de 20% mais em todo o mundo do que a internet.

- Receitas da publicidade digital não estão compensando a receita de anúncios perdidas na mídia impressa.
- As mídias sociais estão mudando o conceito e processo de coleta e disseminação de conteúdo. Mas o modelo de receita para as empresas de notícias, no segmento de mídias sociais, continua não sendo encontrado.

- O negócio de publicação de notícias exige constante atualização, de monitoramento, síntese e reedição da informação.
- O novo negócio digital não é o tradicional negócio do jornal. (Estado de S. Paulo).

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