domingo, 21 de novembro de 2010

Vão tirar Odair José do esquecimento
Emanoel Barreto

Um cantor chamado de brega é "reavaliado" pelos cantores "cultos", aqueles de estética, forma e conteúdo dito "primorosos".  

Ele mostrava a tragediazinha vulgar das empregadas domésticas, a vida das pessoas invisíveis, sua filosofia de boteco barato, mas - e aí é que afinal encontrou-se o detalhe importante - de alguma forma aludia também a angústia que atinge o mais refinado estilista ou o mais desgraçado estivador. A dor é o homem.

O problema é que os cultos sempre esquecem que muitas das manifestações culturais urbanas, das mais toscas às mais elaboradas, têm alguma simbolização da vida em suas manifestações de tragédia e espetáculo sem ensaio e sem fim. Vem assim o resgate do artista, assim como o mandato de deputado federal resgata a Tiririca o direito de o povo chão ser ouvido, engravatado e tudo o mais, no plenário da Câmara.

Uma coisa, entretanto, não está sendo levada em conta: a inserção impossível de Odair no espaço real dos compositores e cantores sérios. Quero dizer com isso que ele não tem vínculos intensos com tais espaços, que se referenciam por cantores como Zeca Baleiro. Pode ser até que  alguém compre o disco a ser lançado por Odair. Mas daí a supor que ele lotaria um teatro com fãs de Baleiro é outra história.

A arqueologia do trabalho de Odair permitirá um olhar "sociológico" a respeito de sua obra, quem sabe até se arrisque alguém a uma tese. Mas, só isso. De qualquer forma, até que enfim tiraram Odair do tal lugar. Um lugar chamado esquecimento.

Sobre o assunto, leia abaixo matéria da Folha.

Odair José, agora cult, grava inéditas


Produzido por Zeca Baleiro, novo álbum faz parte de tentativa do cantor de receber reconhecimento artístico.

Rotulada de "cafona" no passado, obra do compositor é valorizada agora por artistas da nova música brasileira.


MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Não é de hoje que o valor da obra de Odair José, 61, vem sendo reavaliado.


Quando, em 2006, o compositor foi homenageado com o tributo "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar", em que artistas pop como Pato Fu, Paulo Miklos, Mundo Livre S/A e Mombojó regravaram suas canções, algumas pedras foram arrancadas do muro que o separa dos compositores "sérios" da MPB.


Agora, o cantor prepara álbum de canções inéditas que pode contribuir com esse movimento agregador.


Previsto para chegar às lojas no primeiro trimestre de 2011, "Praça Tiradentes" está sendo produzido por Zeca Baleiro e vai contar com repertório composto especialmente para Odair por artistas como Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Chico César.


Baleiro conta que a lista de candidatos a emplacar uma música na voz de Odair era grande, mas a ideia é que o próprio compositor colocasse suas canções na roda.

Trata-se de Odair José, agora entronizado senão à condição de culto, mas elevado ao altar de "cult". De repente descobrem que o velho rapaz trazia em suas músicas um tipo de representação da existência humana que vale a pena ser percebido como digno de atenção.

Nenhum comentário: