sábado, 21 de agosto de 2010

Se houver engenho e arte, Iberê pode ir ao segundo turno
Emanoel Barreto

Pesquisa Ibope/InterTV Cabugi aponta 56% de intenções de voto para Rosalba e crescimento da dandidatura Iberê Ferreira de 20 para 24% em uma semana. Carlos Eduardo está com 14%.

A pergunta que cabe é: com o crescimento de Dilma, que conta com o apoio de Iberê e Carlos, isso poderá contaminar a campanha, prejudicando a campanha de Rosalba? Precavida, como se já esperasse a débâcle de Serra, ela em nenhum momento anunciou apoio ao solidariedade ao tucano.

Serra hoje é como um boneco de piche: ninguém quer se aproximar para não sair respingado. É uma campanha sui generis: todos querem ser lulistas, ninguém é adversário, todos respeitam e aprovam.

Nos ambientes políticos, em sua pragmática-para-vencer, há um entendimento chamado de "perspectiva de poder", ou seja: quando algum candidato está virtualmente eleito, faltando apenas a votação para isso se confirmar, tudo parece conspirar a seu favor: indecisos passam a apoiá-lo, aliados de última hora surgem, aplausos se sucedem na primeira curva do rio.

Com isso quero dizer que, caso o marketing de Iberê saiba aproveitar a maré montande de Dilma/Lula e consiga capitalizar a favor do governador que busca a reeleição, o quadro poderá se voltar favoravelmente a ele. Especialmente porque Rosalba não terá qualquer respaldo de Serra, que hoje não ajuda nem a si próprio, e encontra-se como adversária de Dilma que vive seu momento perspectiva de poder.

Quer dizer: havendo engenho e arte, poderá surgir um efeito sinérgico a favor de Iberê. É trabalhoso, mas não impossível. Quanto a Carlos, a situação não parece muito boa. Havendo segundo turno, poderá unir forças a Iberê para o confronto final.

Nenhum comentário: