domingo, 6 de dezembro de 2009

O amigo jornalista Walter Medeiros manda artigo que abaixo publico. Obrigado, Walter.
Emanoel Barreto

Médicos precipitados
--- Walter Medeiros* – walterm.nat@terra.com.br

Um fato que se repete sempre chama a atenção e costumeiramente vira objeto de pesquisa, quando se busca um entendimento mais exato dos fenômenos. Nos últimos tempos vimos tomando conhecimento de afirmações de senso comum em consultórios médicos em reação imediata às pessoas que indagam sobre o uso da auto-hemoterapia. Em muitos casos, a primeira reação do médico ou médica é dizer que não conhece a técnica; e em seguida sentenciam: “deve ter alguém ganhando dinheiro com isso”. Mas quando informados, muitos ficam pletóricos** de vergonha pela afirmação precipitada e passam a se interessar pelo assunto.

A culpa pela ocorrência destas reações não é de todos os médicos, pois embora muitos deles ainda acreditam que são deuses – já que a vida das pessoas está em suas mãos, uma imensa parcela dos médicos já passou para o lado dos humanos. A falha ainda está em grande parte das faculdades de medicina, que preparam seus alunos para serem pessoas arrogantes, “superiores”, importantes (no sentido vulgar da palavra). Mas percebe-se que as próprias entidades representativas da categoria dão margem a um distanciamento da realidade para os seus associados ou filiados.

No caso do desconhecimento da técnica (Auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo), vemos que as faculdades de medicina estão fora da realidade, pois deixam de fazer qualquer referência a uma técnica que tem mais de cem anos que é utilizada. Mesmo que não enquadradas totalmente nos padrões de reconhecimento acadêmicos, pelo menos em parte a auto-hemoterapia tem reconhecimento científico, no que se refere ao Tampão Sanguíneo Peridural, muito utilizado por ocasião de cirurgias.

Quanto ao fato de dizerem que “deve ter alguém ganhando dinheiro com isso”, os médicos refletem a realidade brasileira, onde se acostumaram a ver gente querendo levar vantagem em tudo. Mesmo assim é uma afirmação precipitada perante os ditos pacientes que procuram assistência e desejam saber a opinião daqueles profissionais que deveriam ter as respostas corretas. Mas o mais grave é que esta impressão foi passada para o público também pelo Presidente do Conselho Federal de Medicina, no Fantástico da Rede Globo.

A verdade, entretanto, é que a auto-hemoterapia vem sendo divulgada gratuitamente, através de usuários que se deram bem com o seu uso e reproduzem o DVD do Dr. Luiz Moura sobre o assunto. A reprodução e distribuição do DVD é autorizada com uma única condição: que a distribuição seja totalmente gratuita. Desta forma, quem ganha com a auto-hemoterapia são as pessoas que esbarraram nas limitações oficiais da medicina e experimentaram uma técnica que as livra das dores e das enfermidades. Em muitos casos orientados pelos seus médicos, que discordam da caça às bruxas feita pelas autoridades de saúde (CFM e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em detrimento da saúde pública.
---
* Walter Medeiros é jornalista profissional

Leia mais sobre o assunto no link
http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia.htm

Nenhum comentário: