quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Imagem: http://cidadedosdeuses.zip.net/images/iemanja.jpg
Brasil, louco e bêbado, eu gosto de Você. Feliz ano novo, Brasil
Emanoel Barreto

O Brasil é um misto de samba e de maracatu. É um misto de Preto Velho, Nossa Senhora e São João do Carneirinho. De Jesus e de Oxalá, de São Pedro e Tiradentes. São Jorge Guerreiro nos apoia com escudo e lança, enquanto Iemanjá dança nua em todos os carnavais. É assim que vivemos, fazendo da lascívia força de trabalho e da perseverança desejo de todas as carnes. É assim que o Brasil funciona: sofrimento embebido em mel, cachaça elevada ao altar da eucaristia de todo nós, mestiços da vida.

Nosso presidente, qualquer presidente, em qualquer época da nossa história, terá sido sempre uma espécie de primeiro-ministro da cana, administrando a bacanal do Senado, da Câmara e da nossa Justiça louca, cabrocha e seminua. E assim será para sempre: Brasil, país onde a hóstia da democracia será sempre feita de pão dormido.

Brasil, por isso mesmo, por ser brasileiro, mestiço, caminhante atrás do trio elétrico, acredito em Você. Dionísio nos abençoou e berra conosco, louco, em busca da nossa utopia de gols.



Nenhum comentário: