quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O diabo deve ficar no inferno
Emanoel Barreto

Hitler de volta - A BBC-Brasil informa: Hitler voltou às primeiras páginas de jornais na Alemanha. A responsável por isso é uma editora britânica, que está lançando esta semana nas bancas do país uma série de edições originais de jornais alemães da era nazista. Entre elas, a reimpressão do diário nazista Der Angriff (O Ataque), fundado em 1927 por Joseph Goebbels, futuro ministro da Propaganda do Terceiro Reich.
....
A editora britânica que fez o lançamento diz que trata-se apenas de trazer a público fac similes de jornais que se transformaram em documentação de um período histórico. Liberdade de expressão à parte, trata-se de empreendimento arrojado, porém perigosíssimo.

Certamente haverá aqueles que verão os exemplares como documentação viva de todo o horror nazista e sobre ele lançarão reflexões, para que não se repita. O problema é a possibilidade de uso das publicações como reforço e propaganda nazista ativa, num país até hoje traumatizado pelo hitlerismo.

Ainda hoje, o porte de símbolos como a suástica e outros são proibidos e filmes de propaganda nazista somente podem ser vistos por pessoas com finalidades acadêmicas, historiadores, sociólogos. E a autobiografia de Hitler, intitulada Mein Kampf (Minha Luta), de Hitler, não pode ser reeditada. Por precaução, é melhor deixar o diabo no inferno.

ZOORÓSCOPO

ESCORPIÃO - Para longe deles. Por natureza intratáveis, são traiçoeiros e cruéis. E quando se decidem a atacar, o fazem silenciosamente. A perfídia é seu modus operandi, o carreirismo é sua meta. Lembra da história do escorpião e o sapa? Pois é. Longe deles, se vive muito melhor.

Nenhum comentário: