domingo, 11 de janeiro de 2009

A Justiça de topless
Emanoel Barreto

E ela resolveu se mostrar - Fontes bem informadas comunicaram-me que há poucos dias, na França, uma mulher que posteriormente foi identificada como sendo Themis, a deusa da Justiça, apareceu sem a parte de cima do biquine numa praia de nudismo. Por mais estranho que possa parecer, foi presa. Levada a um juiz, ela ainda tentou defender-se, dizendo que na praia todos estavam nus, enquanto ela, pelo menos, usava a parte de baixo do maiô.

Perplexa, disseram ainda as fontes, Justiça disse que a ação da polícia era um absurdo. E quis saber o real motivo de sua prisão, lembrando que tivera a idéia de fazer topless porque no Olimpo as coisas estavam calmas demais, chegando quase ao tédio. Ao insistir com o magistrado quanto ao motivo de estar detida, manteve com ele o seguinte diálogo, revelaram as fontes:

- Sr. Juiz, por que estou aqui?
- O que a senhora estava fazendo naquela praia? - indagou o juiz.
- Eu estava, como as demais pessoas, experimentando a liberdade de expor meu corpo. Que mal há nisso, já que a praia era de nudistas? - rebateu Justiça.
- Mas, - reagiu o magistrado - a senhora não estava fazendo mais algo?
- Como assim? - respondeu, perplexa. - Fazendo o quê?

- A senhora estava falando, conversando com alguém? - detalhou ele.
- Estava, estava falando- admitiu ela.
- Então, estava fazendo mais do que exibir-se seminua - continuou o juiz.

- Mas, há algum problema em falar? - questionou a bela mulher.
O juiz sustentou seu olhar no olhar de Justiça e disse: - E o que dizia?
Ao que ela respondeu: - As pessoas estavam me perguntando quem eu era. Diziam que era bela como Themis e eu respondi que não era bela como Themis: eu era, ou melhor sou Themis, a deusa da Justiça. E agradeci os elogios.

Ao que o juiz respondeu: - Ahhhh... Está aí o motivo da sua prisão. A Justiça não existe. É uma balela. É apenas uma lenda, entende? Uma lenda belíssima, criada pelos gregos antigos. E como os deuses gregos, como se sabe, jamais existiram, a senhora também não existe, e ao dizer que existe estava enganando as pessoas, dizendo que a Justiça existe. Assim, cometeu um crime, foi presa. E insisto: como juiz, sei que a Justiça não existe, é apenas uma lenda grega. E, quem disser o contrário, será preso também.

Bateu o martelo, dando o caso por encerrado.

Nenhum comentário: