quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Um protesto fora de hora

Caros Amigos,
Está em andamento um protesto intitulado de "Cansei", numa alusão ao governo Lula e suas escaramuças, equívocos e atos falhos, vide "Relaxe e goze" de Marta Suplicy, nas antevésperas da tragédia da TAM.

O problema é que não há clima de opinião pública propício a tal iniciativa, não há qualquer mobilização anti-Lula, enfim, nenhum processo de repúdio ao sistema ora no poder, para que esse Cansei viesse a ser ativado.

Ademais, seus líderes não têm biografia para se lançar a essa empreitada, melhor diria intentona, de tentar desestabilizar Lula. Se nem mesmo há mobilização contra a presença de Calheiros na calhas do Senado, imagine contra Lula e seus epígonos, entre eles o próprio Renan.

Há um certo Dória e um advogado, d'Urso, presidente da seção da OAB de São Paulo, mas, frente à Nação, literalmente ilustres desconhecidos e sem qualquer participação histórica que os qualifique a tomar o timão do tal Cansei.

Ao que parece-me, trata-se de de atitude tática buscando lançar amarras anti-Lula para a próxima eleição presidencial, quando o presidente lançará candidato à sua sucessão. Ao que entendi, seriam prejudicados Lula em seu futuro político, e aquele que receber o seu apoio. É uma operação-desgaste, que já nasceu falida.

O Cansei não tem apelo popular, não brotou de bases legítimas e não vai dar certo. Afinal, seria lamentavelmente mais uma farsa a se impor ao País.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: