segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

"Vamos transformar a vida deles num inferno."

Deu no Estadão online: “Aldo e Renan vão ter de recuar e desistir desse reajuste. Se não fizerem isso, vamos transformar a vida deles num inferno na próxima legislatura”, ameaçou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Os comandantes da reação acreditam que no plenário o valor fixado seria outro. Isso porque a questão teria de ser definida em votação aberta, expondo todos os congressistas ao constrangimento de tomar uma posição pública sobre o assunto."

A reação popular ao escárnio comandado pelo deputado Aldo Rebelo e pelo senador Renan Calheiros está mobilizando parlamentares, que tentam de alguma forma reduzir o impacto que um aumento de quase 91 por cento na remnueração dos deputados e senadores representaria, moral e moneratiamente.

É que, além do aumento, o congresso também planeja, ou não seria melhor dizer trama?, a construção de banheiros nos gabinetes e, pasme, até mesmo um mini-shopping center, certamente para atender aos sonhos de consumo dos Srs. e Sras. senadores e deputados.

O jornal também informa: "Durante o fim de semana, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) se dedicou a redigir um projeto de decreto legislativo - o instrumento legal usado para tratar de questões internas do Congresso. O texto não sugere um critério de correção, mas uma das propostas em debate é que o reajuste corresponda à inflação acumulada ao longo dos últimos quatro anos, de 28,4% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)."

Não é o ideal, pois o salário mínimo não é reajustado com igual teor, nem mesmo as remunerações de categorias que ganham mais que o mínimo. Serve pelo menos de consolo, muito embora o ideal fosse que deputados e senadores não tivessem aumento algum. E se esse aumento é determinado em lei, que fixa subida de remuneração após cada legislatura, é muito simples, mude-se a lei e acabe-se com essa imoralidade.

Nenhum comentário: