terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Lula: esquerda é coisa de menino

O presidente Lula agora está dizendo que essa coisa de esquerda é para a juventude. Quem tem maturidade vai para o centro, tende a um maior equilíbrio, entende o presidente. Destacou que um jovem de direita está com problemas e um homem maduro de esquerda, também está com problemas. Ou seja: posições extremadas têm data certa para começar a terminar.

Reducionismos à parte, o presidente tem razão ao, mesmo que transversalmente, tocar na questão de que, com o tempo, o ser humano sofre mudanças que o encaminham para a ponderação, a serenidade, a sobriedade. O que não se pode é aceitar que, em nome da maturidade, alguém renegue todo o seu passado e adote comportamentos que contrariem frontalmente aquilo que sempre defendera.

Existe, a par da maturidade, uma coisa chamada coerência. O que se deve, com o passar do tempo, é reelaborar convicções, aperfeiçoar visões de mundo, aprender a convivência com os contrários, sabendo que as divergências são essenciais à vida em sociedade.

Para encerrar: maturidade não se confunde com sagacidade; escolher o caminho do meio não significa esconder-se nas dobras da dubiedade. Falar em equilíbrio não quer dizer jogar na lata do lixo da História compromissos que sempre foram bandeira de luta.

Nenhum comentário: