quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Já pensou se o menino é mesmo o Buda?

Ram Bahadur Banjan, de 15 anos, foi reencontrado numa floresta ao sul do Nepal. Ele estava desaparecido havia dez meses, supostamente sem ingerir água ou alimentos e dedicando-se unicamente à meditação. Aparentemente, isso seria apenas uma coisa de jornal, uma matéria voltada para despertar o lado da curiosidade básica de todo ser humano. Aquela coisa de o leitor dizer "Nossa!" e continuar, ávido, na seqüência do texto.

Mas, há um detalhe de qualidade: o rapaz seria a reencarnação de Sidartha Gautama, o Buda, o Iluminado. E, nos tempos de hoje em dia, quando muito se fala e se noticia a respeito de homens-bomba, iminente execução de Saddam Hussein, fome no mundo, e agora essa guerra na África, bem como os rotineiros ataques do PCC, até que faz bem ouvir o jornal dizer que um menino pode ser o Buda - jornais falam, manchetes representam gritos, o tamanho da letra tem relação com a altura da voz, já havia pensado nisso?

Sinceramente, espero que seja mesmo o Buda. Estou cansado, todos estamos cansados do dia-a-dia de dor e ódio. Já reparou que todos os telejornais são praticamente iguais? Já reparou que a miséria humana tornou-se uma banalidade impressa ou dita na TV ou no rádio? Já olhou para dentro de si e admitiu que pode haver algo mais que isso? Já pensou se esse menino é mesmo o Buda? Já pensou se esse menino é mesmo o Buda? Já pensou se esse menino é mesmo o Buda?

Nenhum comentário: