segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Good bye, James Brown

ATLANTA, EUA - O polêmico e genial cantor americano James Brown, o "Padrinho do Soul", dono de uma voz rascante e de um estilo único o que o tornaram um dos fundadores do rap, do funk e da disco music, morreu nesta segunda-feira, em Atlanta (EUA). Brown tinha 73 anos.

A notícia saiu no Estadão online. Sai de cena uma grande voz universal. Jovem até o último instante, ele abrigava em si a condição de juventude, uma vez que esta é um estado de espírito e estado de espírito é algo que se tem e se vive; do mesmo modo que para ser poeta não é preciso fazer poemas, mas viver poeticamente,na sana loucura de ser-se em si, ser igual a si e diferente dos demais. Mesmo pagando o preço das opções que não rendam dinheiro ou simpatia.

O encantamento de Brown, assim como o de Braguinha, morto também neste período natalino, traz consigo uma indagação e uma perplexidade. No mundo das artes, especialmente no mundo da música popular, os grandes criadores e intérpretes cumprem seu período de vida, vivem seu tempo com intensidade, marcam épocas,impõem estilos, e quando partem deixam um grande vazio.

Um vazio que essa pós-modernidade que aí está jamais preencherá. As condições históricas são irrepetíveis e a indústria fonográfica está muito mais interessada em fabricar produtos-cantores, que levar adiante uma obra musical sólida e esteticamente relevante.

A efemeridade de cantores e grupos musicais que surgem de repente e desaparecem sem ninguém saber como, é parte do jogo da indústria cultural no plano da música.

Isso tudo é um reflexo dos tempos. São tempos de um grande vazio, onde a confusão reina, as pessoas estão imersas numa espécie de torpor violento e fugaz, onde comprar o objeto do momento é o grande objetivo de vida.

Foi-se James Brown, foi-se Braguinha. A vida mudou. O mundo grita suas músicas fast food. Mas nunca esteve tão mudo.

Um comentário:

Self Destructor disse...

efemeridade é algo constante na atualidade, e vivo versando sobre isso, o que fez identificar-me com o texto.

tudo é fast, as pessoas hoje também são fast, os relacionamentos são fast, a moda é fast, tudo vira "passado" mui rapidamente, não só a música.