terça-feira, 10 de outubro de 2006

Jornais estão "fulanizando" a campanha

Após o enfrentamento entre Lula e Alckmin, os jornais estão obsessivamente debatendo o debate. Ou seja: não estão acrescentando nada de útil ou importante à agenda das discussões. O momento agora seria de cobrar dos candidatos que, no próximo encontro, tragam a público questões de conteúdo, ao invés de troca de acusações.

Ficar discutindo, em manchetes e textos quem foi melhor ou pior, em nada contribui para o esclarecimento do eleitorado a respeito do voto. Se os jornais passassem a trazer ao espetáculo midiático aspectos programáticos, assuntos de profundidade social, projetos e planos, estariam, sim, dando um passo adiante. Abririam o leque da agenda pública para a inclusão de novas perspectivas na campanha presidencial.

O que hoje ocorre, entretanto, é a fulanização da campanha, fulano versus sicrano, ou, mais claramente, o esvaziamento do plano das idéias em favor do preenchimento da ribalta política.

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