terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Aécio tem novo processo



·         O tucano está na mira

O Estadão informa:

“Após a homologação da superdelação da Odebrecht – 77 executivos, ex-executivos e funcionários da empreiteira -, a Procuradoria-Geral da República vai abrir novo inquérito para investigar o senador Aécio Neves (PSDB).

“A informação foi revelada com exclusividade pelo site Buzzfeed.

“O tucano vai ser investigado por suspeita de recebimento de valores supostamente desviados das obras da Cidade Administrativa na gestão de Aécio no governo de Minas (2003/2010). O empreendimento foi orçado em R$ 500 milhões, mas teria alcançado a cifra aproximada de R$ 2 bilhões.

“Segundo informa o Buzzfeed, a Procuradoria-Geral da República vai pedir ao Supremo Tribunal Federal autorização para abrir o inquérito. Na condição de senador, Aécio tem foro privilegiado perante a Corte máxima.

“O tucano teria recebido dinheiro de empreiteiras contratadas para a construção da Cidade Administrativa, entre elas a Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez, todas citadas no esquema de cartelização e propinas instalado na Petrobrás entre 2004 a 2014 e desmascarado pela Operação Lava Jato.”

A tímida reativação do noticiário a respeito do senador tucano fazem-me questionar: por que as acusações não são levadas adiante?
Acho muito estranho que o político mineiro não seja alvo direto de uma investigação digna desse nome. Há algumas semanas ele foi interrogado na Polícia Federal em Brasília. 

Mas, ao que li, tudo foi muito discreto, como aquelas figuras de romance em Veneza, que se deslocam nas sombras da noite, embuçadas em capa e capuz, deslocando-se por entre as sombras.
A Lavajato é importante, mas, e isso é literalmente notável, volta-se preferencialmente contra o PT, que, claro, tem entre seus membros tipos criminosos.

Pergunto: por que o ex-deputado Eduardo Cunha até hoje não fez qualquer acusação a quem quer que seja? Afinal, o que ele está fazendo na cadeia? Será que não há interesse em aprofundar as investigações a partir do que ele possa dizer?

Tal situação, de dúvidas e média luz, dão-me a impressão de dramaticidade de tango, mas sem que haja interesse no desfecho – que pode ser trágico demais para o PSDB.  

Nenhum comentário: