sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A corrupção como economia profunda



Novo capítulo: a capitulação de Temer
Vivemos período atípico na vida nacional: pela primeira vez a nação tem a oportunidade de ver expostos os três Poderes e a forma como atuam, ou seja: suas disfunções e tropeços escorrendo pelo jornalismo e pelas redes sociais como lamentável secreção. Mais que isso: há expectativa de punições. Isso também jamais fora registrado.
Nunca se viu com tanta fartura a exposição de como funciona a economia paralela do país, a economia profunda, assemelhada à deep internet, aquela onde se dão os grandes crimes, os mais obscenos, sujos, sórdidos.
Essa economia profunda é aquela tramada nos gabinetes e firmada em papéis e contratos como se fora coisa digna.
E foi essa economia profunda, que surgiu dos acertos entre políticos, funcionários corruptos e grandes empresários desonestos que onerou a vida do brasileiro comum.  
Vê-se também que os três Poderes se expõem e se opõem como integrantes de uma mesma cena, gerados e atuando segundo a cultura nacional que se rege por uma espécie de política cartorial, corporativista e autocentrada.
Legislativo e Executivo já eram velhos conhecidos em sua atuação do levar vantagem, atuando como na velha e esquecida lei de Gérson.
Agora chega o judiciário e estreia no mundo midiático em grande estilo. E surge às claras como Poder que age politicamente como se viu como o caso Renan Calheiros e com um agravante: de cabeça baixa ao acatar o não-recebimento de intimação por parte de um réu.
A tragédia nacional vai sendo redigida dia a dia. Haverá uma trégua de fim de ano, mas as forjas do horror político continuarão acesas mesmo assim. É que eles precisam buscar a salvação, qualquer que seja. E as tramas estarão a fogo baixo nos acordos e cochichos de Brasília. 
Quando começar o ano político os altos-fornos vão jorrar escândalos previstos, denunciações já anunciadas. Isso sem esquecer uma coisa: retomada a ação policial junto à política pode começar mais um capítulo: a capitulação de Temer. Ele sabe disso e não tem para aonde correr.
.....................
Malafaia – Foi literalmente espetacular a entrada de Silas Malafaia no noticiário da criminalidade político-policial. Resta apurar.

Nenhum comentário: