quarta-feira, 13 de junho de 2012

Recebo e repasso

UFRN inicia instalação de internet gratuita e sem fio na Grande Natal

Vinte e uma instituições em cinco municípios e sete escolas estaduais sediadas na Grande Natal serão beneficiadas com a construção da Rede Metrópole Digital, uma Rede Metropolitana sem Fio, que prevê a instalação de 50 Telecentros e 60 pontos de acesso gratuito à Internet em municípios da Região Metropolitana de Natal.

Essa Rede sem Fio está sendo implantada pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem o objetivo de dar suporte às atividades do Instituto e promover ações de inclusão digital junto à população do Estado. O suporte às atividades do Instituto inclui o atendimento aos alunos dos cursos oferecidos pelo IMD em horários de aula, através dos Telecentros.

Nos horários alternativos, os Telecentros irão atender à população e possibilitar a oferta de treinamentos e cursos de interesse geral, que venham a ser disponibilizados. Dessa forma, através dos pontos de acesso à Internet, afirmou o coordenador da Fase 2 do Metrópole Digital, Sergio Vianna Fialho, o projeto se propõe a contribuir para a inclusão digital da população.

O projeto da Rede Metrópole Digital recebeu R$ 3.974.898,05 do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para instalação da infraestrutura de rede e compra de kits compostos de 11 computadores, mesas e cadeiras, equipamentos de rede para interligar esses computadores, estabilizadores, nobreaks, televisão e ar condicionado.

Esses kits se destinam à implantação dos Telecentros e estão sendo repassados para as prefeituras, que se responsabilizam pelas instalações físicas adequadas, além de disponibilizar um funcionário para acompanhar as atividades dos Telecentros.

Iniciada em junho de 2011, a Rede Metrópole Digital está concluindo a instalação de Telecentros e pontos de internet nos municípios de Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Vera Cruz e Monte Alegre.

Nas escolas estaduais Edgar Barbosa, Felizardo Moura e Berilo Wanderley, em Natal, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, já concluiu a reforma dos espaços onde foram instalados os Telecentros. Ainda em fase de reforma, com previsão de conclusão em breve, estão as escolas 15 de outubro, Mirian Coeli, Floriano Cavalcanti e CENEP.

A UFRN deverá cancelar os convênios assinados com as prefeituras de Natal e São José de Mipibú por não terem cumprido sua parte na implantação do projeto, que era executar a adequação das salas selecionadas para receber os equipamentos dos Telecentros.

“A Prefeitura de Natal ultimamente sequer atende às ligações da Universidade para informar sobre o estado destas obras de adequação”, informou Sérgio Fialho.


Segundo Fialho, os municípios de Macaíba, Ceará-Mirim e Nísia Floresta, que também fazem parte da Região Metropolitana de Natal, não chegaram a celebrar os convênios de cooperação com a UFRN e perderam a chance de participar do projeto neste momento, pelo não cumprimento dos prazos concedidos pela UFRN.

“Os equipamentos previstos para esses municípios deverão ser relocados para outros Telecentros”, acrescentou Sergio Fialho.

Nenhum comentário: