segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Todos ao Velho Noroeste

Hoje um amigo perguntou-me hoje se eu não gostaria de "ir para o Velho Noroeste". Quis saber qual o motivo de ir a  tal lugar, que logo supus seja coisa muito distante; e ele me respondeu que o Velho Noroeste é a "terra dos bravos" e que lá eu poderia travar lutas renhidas "contra índios e outros seres abomináveis", levando assim uma vida de aventuras, plena de perigos e outras satisfações ameaçadoras.
Disse-lhe que não considero os índios "seres abomináveis" e que também não gosto de me sentir em perigo. Mas ele insistia: o Velho Noroeste está por ser desbravado, sendo eu a pessoa mais indicada para tanto. 

Quis então saber onde fica esse lugar e ele me respondeu "não sei". Então, como queria que eu fosse para um lugar que ele me indicava, mas sequer sabia onde fica? Respondeu que isso também seria responsabilidade minha e que a História me julgaria pelos meus feitos. Já pensou, disse, você ser o descobridor do Velho Noroeste?

Comecei a me preocupar que a coisa era séria quando ele levou-me ao porto e ali me mostrou um grande veleiro, barco de quatro mastros, e me disse: "Eis a sua embarcação." Repeli a ideia, lembrando que não havia aceito descobrir o Velho Noroeste, mas aí já era tarde. Tipos de má catadura me capturaram, enfiaram na minha cabeça um chapéu de capitão - desses de filme de pirata, lembra? - deram-me uma espada à cinta e a nave partiu. 

Nessa brincadeira, já estou navegado há dois meses. Há pouco o gajeiro me informou que viu terras adiante e mandei que para lá rumássemos. Vejo pessoas vestidas de reluzências, há batuques e cantares. E logo o imediato me confirma: estamos no Velho Noroeste. O barco aporta depressa e descemos a caráter: todos vestidos como velhos marinheiros. Somos tomados em braços e abraços e levados a um grande cordão.

Todos pensam que estamos fantasiados e vimos participar da festa aqui chamada Carnaval. Agora que descobri o Velho Noroeste, daqui não mais sairei. Fui escolhido rei desta festa e aqui para sempre ficarei. No meio da bagunça encontro o meu amigo, que me grita: "Eu não disse que você ia gostar do Velho Noroeste?!!!"


Nenhum comentário: