terça-feira, 8 de novembro de 2011

A capitã dos mares

Ontem tive uma das grandes alegrias da minha vida: minha neta começou a escrever sua primeira obra de ficção. Tem o título de "A capitã dos mares" e contará as aventuras de uma menina que comanda navio de piratas em busca de um tesouro a partir do mapa de um pirata holadês já morto. Detalhe: o mapa é "amaldiçoado" - imagine só..., o que confere maior intensidade à trama. E o título foi escrito em letras góticas.

Fiquei impressionado pelo seguinte: ela tem apenas 12 anos e jamais havia escrito algo assim. Estava em minha casa e perguntou-me como se faz uma história. Expliquei que o enredo básico é ter um personagem principal que tem um objetivo a alcançar, mas, entre ele e o objetivo há um opositor, qualquer que seja este. A luta para atingir o objetivo constitui toda a trama.


Ela disse: "Eu sei: mas o problema são os detalhes". Ou seja: as cenas, o quadro a quadro da ação romanesca. Para explicar,  narrei uma suposta cena num porto. Dez minutos depois, minha surpresa: "Vovô, venha ver." Ela já havia composto o primeiro parágrafo, incluindo diálogos, aprofundando em muito a minha sugestão. Tivemos que parar em seguida, pois seu irmãozinho queria porque queria ver uns filmes de Mickey no Youtube.

Ficou-me, contudo, a maravilhosa impressão de ver minha neta escrevendo. Mais tarde vou ligar para ela, a fim de saber o que mais já produziu. Será que a capitã dos mares já embarcou em busca do tesouro? Estou certo que sim. E acompanharei de perto esse mundo de aventuras.

2 comentários:

Anônimo disse...

A capitã dos mares não somente domina os setes mares conforme ela citou em sua pequena, digo, grandiosa e instigante obra de ficção mirim, ela encanta e faz de nós súditos de sua graciosidade. Para quem não conhece Eduarda, ela possui uma imaginação surpreendente que a diferencia das outras crianças, é importante salientar que tal característica foi instigada pelo "Pirata Velho Barreto", o mais perigoso piratas de todos os tempos... beijos. Mirna Barreto

Anônimo disse...

nhaaaaaaaaaac' >eduarda aqui< o pirata holândes se chama devy jones,obvio que muita gente já ouviu falar.