terça-feira, 8 de novembro de 2011

Recebo e divulgo:

Lançamento de documentário “Os Cão da Redinha”

Bloco tradicional do carnaval de Natal tem sua historia contada em documentário



http://www.google.com.br/imgres?q=os+c%C3%A3o+redinha+bloco+carnaval&hl
Quem já não ouvir falar dos Cão da Redinha? Um dos blocos mais tradicionais do carnaval natalense, tem sua historia contada em documentário e será lançado na terça-feira, 08 de novembro de 2011, às 15h no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, localizado na Ribeira. O documentário é uma produção independente, sem recursos públicos, ou apoio de empresas e resulta de um trabalho de dois anos empreendido pelo Coletivo Audiovisual Potiguar. O documentaristas Alexandre Santos e Èrica Lima da Caminhos, Comunicação & Cultura, juntaram-se ao radialista Jurandyr frança e ao Professor de Comunicação Social da UFRN, Ruy Rocha para um registrar em linguagem audiovisual  esse importante aspecto da cultura potiguar.

Os Cão é um bloco que faz parte do calendário carnavalesco do estado, muito comentado durante o carnaval, pela imprensa local e até nacional. No entanto, o documentário Os Cão da Redinha, além de revelar aspectos históricos e  entrevistar um dos fundadores do bloco, ainda mostra toda a irreverencia e criatividade dos seus foliões.

Os brincantes utilizam a lama do manguezal para fazer suas fantasias. Num cenário belo, na foz do Rio Potengi, milhares de pessoas se reúnem para fazer um carnaval em que as barreiras econômicas se dissolvem.

Sempre expressando a irreverência, a criatividade e a alegria típicas dos festejos, fica evidente o contraste entre o bloco e as micaretas, com investimentos grandiosos, bandas criadas e sustentadas por poderosos mecanismos da indústria cultural. Seguindo uma proposta diferente, os Cão não cobram pelo abadá, não investem em propaganda, não contam com a divulgação sistemática em emissoras de Rádio e TV, não são controlados por empresas e nem recebem altas quantias em dinheiro público. Mesmo assim, reúnem mais de cinco mil pessoas na terça-feira de carnaval.

Trata-se de uma expressão verdadeiramente popular, o que sugere uma reflexão sobre os diferentes aspectos que a cultura assume atualmente. O documentário começou a ser feito em 2008, quando os realizadores iniciaram uma pesquisa com os foliões e realizaram um  registro fotográfico durante a festa. Em 2009, foram iniciadas as gravações.

O Coletivo Audiovisual Potiguar é grupo informal, composto por Alexandre Santos, Érica Lima, Jurandyr França e Ruy Rocha.







Um abraço fraterno,





Alexandre Santos



Serviço:

O que: Lançamento de documentário Os Cão da Redinha

Quando: 08 de novembro (terça-feira)

Local: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão

Hora: 15horas

Entrada gratuita



Outras informações entrar em contato com a equipe

Alexandre Santos – 9977-6464

Érica Lima – 8805-5468

Jurandyr França  - 8822-3261

Ruy Rocha – 9164-2479   

Nenhum comentário: