domingo, 16 de maio de 2010

http://www.sertao24horas.com.br/cute/data/upimages/marina-da-silva.jpg
A vida de Marina Silva ou, com Serra na presidência, não
Emanoel Barreto

Leio na Folha ( http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1605201016.htm ) pungente matéria que aborda perfil da senadora Marina Silva, candidata do PV à presidência da República. Cidadã norte-rio-grandense e natalense há poucos dias agraciada, trata-se de ser humano incomparável. Na Câmara Municipal de Natal recordou suas origens nordestinas, recitou poemas, falou de improviso, num pronunciamento comovente.

Disse que ela, Lula, Pelé, pelas suas origens sociais humílimas, são exceções. Não, não foi ato de autolouvação. Apenas constatou histórias de vida ímpares, querendo dizer que tais casos, atributos personalíssimos, devem ser compensados com políticas públicas de inclusão, não se deixando ao destino, essa entidade aleatória e implausível, a vida de milhares, talvez de milhões que não têm, como os três personagens citados, resiliênia suficiente para a superação dos descaminhos da existência, suas dores  e incertezas.

Temo que  matéria da Folha não tenha intenção de dar o destaque - merecido - a uma candidata, digamos assim, de esquerda - com licença desse jargão já surrado. Não: creio que há uma intenção de agendamento, quem sabe o início de processo de ênfase da figura respeitável de Marina visando tirar votos da candidata do PT, o que redundaria em voto útil a José Serra.

De qualquer forma foi válida a publicação, trazendo a público o vulto de uma mulher que é um ser universal, digno, honrado, confiável e, sem dúvida, capacitado a ocupar a presidência. Entenda, por favor, que estas linhas são apenas abordagens ao sabor do momento. Especulação, no melhor sentido do termo, ante os fatos que estão a correr.

Não sou sectário, partidário, no sentido de seguir organicamente uma linha ou discurso partidário. Não voto em Serra pelo fato de ser um neoliberal - com todas as acepções e decorrências negativas que esse tipo de político e de política traz para os trabalhadores.

A campanha está em fase inicial. Que venham os discursos e os embates de campo. Numa coisa concordo com Serra: o Brasil pode mais. Pode sim. Mas, com ele na presidência, não.

Nenhum comentário: